Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101458
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
Outros títulos: REPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL OF TÁBUA WITH CLASS 7B IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022: The Impact of Pedagogical Differentiation in Students' Basic Psychological Needs
Autor: Tavares, José Manuel Rodrigues
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Necessidades Psicológicas Básicas; Diferenciação Pedagógica; Physical Education; Pedagogical Training; Basic Psychological Needs; Pedagogical Differentiation
Data: 13-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunos
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Resumo: O Estágio Pedagógico insere-se no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Coimbra. Este documento simboliza o Relatório Final do Estágio Pedagógico concluído na Escola Secundária de Tábua na turma do 7.ºB, no ano letivo 2021/2022.O objetivo principal deste documento é demonstrar capacidade de análise reflexiva em torno do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nas diversas áreas que compõem o Estágio Pedagógico. Assim sendo, este relatório encontra-se estruturado em três capítulos: no capítulo um, contextualização da prática pedagógica desenvolvida, no capítulo dois, análise reflexiva sobre a prática pedagógica e no capítulo três, aprofundamento do tema-problema.Relativamente ao último capítulo, aprofundamento do tema problema, este foi realizado ao longo do segundo período na turma do 7.ºB com a duração de, aproximadamente, cinco semanas. O objetivo deste estudo incidiu na compreensão da aprendizagem em situação de grupos homogéneos e heterogéneos, nas aulas de Educação Física, verificando o seu impacto nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos. A amostra foi composta por quatorze alunos, nomeadamente, quatro rapazes e dez raparigas. Os resultados deste estudo evidenciam que a metodologia implementada durante as aulas não trouxe efeitos negativos nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos, tendo existido um aumento de concordância na dimensão autonomia da primeira aplicação em relação à segunda.
The Pedagogical Internship is part of the study plan of the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, University of Coimbra. This document symbolizes the Final Report of the Pedagogical Internship completed at the Secondary School of Tábua in class 7B, in the school year 2021/2022.The main purpose of this document is to demonstrate reflective analysis capacity around the work developed during this school year, in the various areas that compose the Pedagogical Training. Therefore, this report is structured in three chapters: chapter one, contextualisation of the pedagogical practice developed, chapter two, reflective analysis on the pedagogical practice and chapter three, further exploration of the theme-problem.In relation to the last chapter, further investigation of the problematic issue, this was carried out during the second period in the class of 7thB with a duration of approximately five weeks. The aim of this study was to understand the learning in homogeneous and heterogeneous groups in the lessons of Physical Education, checking its impact on the Basic Psychological Needs of the students. The sample was composed by fourteen students, namely four boys and ten girls. The results of this study show that the methodology implemented during the lessons did not bring negative effects on the Basic Psychological Needs of the students, having existed an increase of agreement in the autonomy dimension of the first application in relation to the second one.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101458
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio_José Tavares_2020180337.pdf1.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

112
Visto em 17/jul/2024

Downloads

141
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons