Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101458
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorTavares, José Manuel Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:01:11Z-
dc.date.available2022-08-25T22:01:11Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101458-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico insere-se no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Coimbra. Este documento simboliza o Relatório Final do Estágio Pedagógico concluído na Escola Secundária de Tábua na turma do 7.ºB, no ano letivo 2021/2022.O objetivo principal deste documento é demonstrar capacidade de análise reflexiva em torno do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nas diversas áreas que compõem o Estágio Pedagógico. Assim sendo, este relatório encontra-se estruturado em três capítulos: no capítulo um, contextualização da prática pedagógica desenvolvida, no capítulo dois, análise reflexiva sobre a prática pedagógica e no capítulo três, aprofundamento do tema-problema.Relativamente ao último capítulo, aprofundamento do tema problema, este foi realizado ao longo do segundo período na turma do 7.ºB com a duração de, aproximadamente, cinco semanas. O objetivo deste estudo incidiu na compreensão da aprendizagem em situação de grupos homogéneos e heterogéneos, nas aulas de Educação Física, verificando o seu impacto nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos. A amostra foi composta por quatorze alunos, nomeadamente, quatro rapazes e dez raparigas. Os resultados deste estudo evidenciam que a metodologia implementada durante as aulas não trouxe efeitos negativos nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos, tendo existido um aumento de concordância na dimensão autonomia da primeira aplicação em relação à segunda.por
dc.description.abstractThe Pedagogical Internship is part of the study plan of the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, University of Coimbra. This document symbolizes the Final Report of the Pedagogical Internship completed at the Secondary School of Tábua in class 7B, in the school year 2021/2022.The main purpose of this document is to demonstrate reflective analysis capacity around the work developed during this school year, in the various areas that compose the Pedagogical Training. Therefore, this report is structured in three chapters: chapter one, contextualisation of the pedagogical practice developed, chapter two, reflective analysis on the pedagogical practice and chapter three, further exploration of the theme-problem.In relation to the last chapter, further investigation of the problematic issue, this was carried out during the second period in the class of 7thB with a duration of approximately five weeks. The aim of this study was to understand the learning in homogeneous and heterogeneous groups in the lessons of Physical Education, checking its impact on the Basic Psychological Needs of the students. The sample was composed by fourteen students, namely four boys and ten girls. The results of this study show that the methodology implemented during the lessons did not bring negative effects on the Basic Psychological Needs of the students, having existed an increase of agreement in the autonomy dimension of the first application in relation to the second one.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectNecessidades Psicológicas Básicaspor
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Trainingeng
dc.subjectBasic Psychological Needseng
dc.subjectPedagogical Differentiationeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunospor
dc.title.alternativeREPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL OF TÁBUA WITH CLASS 7B IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022: The Impact of Pedagogical Differentiation in Students' Basic Psychological Needseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TÁBUA JUNTO DA TURMA 7.ºB NO ANO LETIVO 2021/2022: O Impacto da Diferenciação Pedagógica nas Necessidades Psicológicas Básicas dos Alunospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055179-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTavares, José Manuel Rodrigues::0000-0001-6663-4055-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMesquita, Maria Luísa Ferreira de-
uc.degree.elementojuriSarmento, Hugo Miguel Borges-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_José Tavares_2020180337.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

112
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

141
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons