Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/100934
Título: Diálogos sobre evolução e biodiversidade com crianças na educação de infância
Autor: Campos, Rita 
Palavras-chave: Educação não formal; Educação de infância; Storytelling; Evolução; Biodiversidade; Non-formal education; Childhood education; Storytelling; Evolution; Biodiversity
Data: 2019
Editora: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Projeto: SFRH/BPD/110348/2015 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Atas do XIV Congresso da SPCE: Ciências, Culturas e Cidadanias
Local de edição ou do evento: Coimbra
Conferência: XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias, 11-13 de outubro de 2018, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra
Resumo: Uma sociedade contemporânea e democrática objetiva a participação efetiva das pessoas na vida pública. Nesse sentido, a cultura científica e o conhecimento sobre ciência afiguram-se como fundamentais para o desenvolvimento de um espírito crítico e atitudes interventivas. De entre os tópicos científicos necessários para dar resposta a problemas atuais encontra-se a evolução biológica. Nos currículos escolares, a evolução é tradicionalmente considerada um tema complexo e a sua abordagem faz-se apenas em fases mais tardias do percurso educativo. No entanto, o enquadramento evolutivo facilita a aprendizagem de temas relacionados com o mundo vivo, pelo que se defende a introdução de noções básicas sobre evolução desde cedo. Aqui apresenta-se um programa de atividades criado sob o paradigma da comunicação de ciência enquanto área de trabalho e investigação, conduzindo a pelo menos uma resposta positiva relativa à ciência. Estas respostas foram usadas como guião para o desenho e avaliação das atividades. O programa compreendeu visitas a uma Creche e Jardim de Infância para abordar conceitos relacionados com evolução e biodiversidade com crianças entre os 2 e os 6 anos. As visitas foram contextualizadas em dias temáticos e organizadas em dois momentos: diálogo entre cientista e crianças a partir de uma narrativa em formato de conto (storytelling) e reinterpretação dos conteúdos pelas crianças. Para avaliar as respostas das crianças aos conteúdos científicos, todas as visitas são filmadas. A avaliação preliminar demonstrou um elevado potencial de envolvimento e interação com as atividades e conceitos por parte das crianças e motivam para a continuidade do programa.
A contemporary and democratic society aims at the effective participation of people in public life. In this sense, scientific culture and knowledge about science are fundamental for the development of a critical spirit and interventional attitudes. Among the scientific topics required to respond to current problems is biological evolution. In school curricula, evolution is traditionally considered a complex subject and taught only in later stages of the educational path. However, an evolutionary framework facilitates the learning of topics related to the living world, which underlines the defense of the introduction of basic notions about evolution from an early age. Here we present a program of activities that was created under the paradigm of science communication as a work and a research discipline, leading to at least one positive response to science. These responses were used as guidelines for the design and evaluation of the activities. The program consisted of visits to a kindergarten to address concepts related to evolution and biodiversity with children between the ages of 2 and 6 years. The visits were contextualized on thematic days and organized in two moments: dialogue between scientist and children starting from a narrative in a storytelling format and reinterpretation of the contents by the children. To evaluate children's responses to scientific content, all visits are filmed. The preliminary evaluation showed a high potential for involvement and interaction with the activities and the concepts by the children and motivates the continuity of the program.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100934
ISBN: 978-989-99775-5-6
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dialogos sobre evolucao e biodiversidade.pdf434.98 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

138
Visto em 8/mai/2024

Downloads

58
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.