Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100934
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, Rita-
dc.date.accessioned2022-07-21T10:43:10Z-
dc.date.available2022-07-21T10:43:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-99775-5-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100934-
dc.description.abstractUma sociedade contemporânea e democrática objetiva a participação efetiva das pessoas na vida pública. Nesse sentido, a cultura científica e o conhecimento sobre ciência afiguram-se como fundamentais para o desenvolvimento de um espírito crítico e atitudes interventivas. De entre os tópicos científicos necessários para dar resposta a problemas atuais encontra-se a evolução biológica. Nos currículos escolares, a evolução é tradicionalmente considerada um tema complexo e a sua abordagem faz-se apenas em fases mais tardias do percurso educativo. No entanto, o enquadramento evolutivo facilita a aprendizagem de temas relacionados com o mundo vivo, pelo que se defende a introdução de noções básicas sobre evolução desde cedo. Aqui apresenta-se um programa de atividades criado sob o paradigma da comunicação de ciência enquanto área de trabalho e investigação, conduzindo a pelo menos uma resposta positiva relativa à ciência. Estas respostas foram usadas como guião para o desenho e avaliação das atividades. O programa compreendeu visitas a uma Creche e Jardim de Infância para abordar conceitos relacionados com evolução e biodiversidade com crianças entre os 2 e os 6 anos. As visitas foram contextualizadas em dias temáticos e organizadas em dois momentos: diálogo entre cientista e crianças a partir de uma narrativa em formato de conto (storytelling) e reinterpretação dos conteúdos pelas crianças. Para avaliar as respostas das crianças aos conteúdos científicos, todas as visitas são filmadas. A avaliação preliminar demonstrou um elevado potencial de envolvimento e interação com as atividades e conceitos por parte das crianças e motivam para a continuidade do programa.pt
dc.description.abstractA contemporary and democratic society aims at the effective participation of people in public life. In this sense, scientific culture and knowledge about science are fundamental for the development of a critical spirit and interventional attitudes. Among the scientific topics required to respond to current problems is biological evolution. In school curricula, evolution is traditionally considered a complex subject and taught only in later stages of the educational path. However, an evolutionary framework facilitates the learning of topics related to the living world, which underlines the defense of the introduction of basic notions about evolution from an early age. Here we present a program of activities that was created under the paradigm of science communication as a work and a research discipline, leading to at least one positive response to science. These responses were used as guidelines for the design and evaluation of the activities. The program consisted of visits to a kindergarten to address concepts related to evolution and biodiversity with children between the ages of 2 and 6 years. The visits were contextualized on thematic days and organized in two moments: dialogue between scientist and children starting from a narrative in a storytelling format and reinterpretation of the contents by the children. To evaluate children's responses to scientific content, all visits are filmed. The preliminary evaluation showed a high potential for involvement and interaction with the activities and the concepts by the children and motivates the continuity of the program.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.relationSFRH/BPD/110348/2015pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEducação não formalpt
dc.subjectEducação de infânciapt
dc.subjectStorytellingpt
dc.subjectEvoluçãopt
dc.subjectBiodiversidadept
dc.subjectNon-formal educationpt
dc.subjectChildhood educationpt
dc.subjectStorytellingpt
dc.subjectEvolutionpt
dc.subjectBiodiversitypt
dc.titleDiálogos sobre evolução e biodiversidade com crianças na educação de infânciapt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage517pt
degois.publication.lastPage527pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleAtas do XIV Congresso da SPCE: Ciências, Culturas e Cidadaniaspt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2019-01-01*
dc.relation.conferenceXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias, 11-13 de outubro de 2018, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra-
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypeconferenceObject-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCNC - Center for Neuroscience and Cell Biology-
crisitem.author.orcid0000-0003-4184-3269-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dialogos sobre evolucao e biodiversidade.pdf434.98 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

132
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

52
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.