Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/100429
Título: Oficinas de ensino de História e educação antirracista no currículo universitário
Outros títulos: History teaching and anti-racist education workshops in the university curriculum
Autor: Silva, Marcos Antonio Batista da 
Palavras-chave: Antirracismo; Ensino superior; Licenciatura em História; Anti-racism; University education; Degree in History
Data: 28-Dez-2021
Editora: Universidade Federal de Viçosa
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista de Ciências Humanas
Volume: 2
Número: 21
Local de edição ou do evento: Viçosa
Resumo: Este artigo discute acerca do currículo do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no que tangencia ao Ensino de Oficinas de História, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. Assim como das discussões das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Além do debate sobre currículos e a estrutura do conhecimento nas universidades de autores contemporâneos. A metodologia está baseada na investigação de Planos Pedagógicos de Cursos, e de informações do “Sistema Integrado de Gestão Acadêmica” da Instituição. As análises revelam lacunas no Ensino de Oficinas de Ensino de História no que tangencia aos estudos das relações étnico-raciais, debate este crucial para concepções historiográficas, propostas pedagógicas, livros didáticos e paradidáticos e a formação de professores para a Educação Básica no na sociedade brasileira.
This article aims to discuss the curriculum of the Licentiate Course in History at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) with regard to the Teaching of History Workshops, in the light of studies of ethnic-racial relations (race, racism and anti-racism) and anchored by the proposal of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and the problematization of the university curriculum, especially with regard to ethnic issues. The methodology is based on the investigation of Pedagogical Course Plans, and information from the Institution’s Integrated Academic Management System. The analysis reveal gaps in the Teaching of History Teaching Workshops regarding the studies of ethnic relations, a debate that is crucial for historiographic conceptions, pedagogical proposals, textbooks and paradidactic books and the training of teachers for Basic Education in Brazilian society.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100429
ISSN: 2236-5176
1519-1974
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

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