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Título: "jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899)
Autor: Gomes, João Pedro
Data: 2018
Editora: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Projeto: SFRH/BD/129185/2017 
Project UID/ELT/00196/2013, funded by the Portuguese FCT – Foundation for Science and Technology 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Trilhas da História. Três Lagoas
Volume: 8
Número: 15
Resumo: Em 1896, uma empresa de nome Empreza Culinária fez-se anunciar no Annuario Commercial. Sediada em Lisboa, integrava um mercado pontuado por vários estabelecimentos comerciais como pastelarias, confeitarias e restaurantes que disponibilizavam serviços de venda de refeições prontas, destacando-se destes pelo serviço exclusivo de produção e pela venda de refeições com possibilidade de entrega ao domicílio, cujas encomendas assentavam numa curiosa rede de tabacarias de renome a si associadas. Dois anos depois, em 1898, a empresa investiu numa estratégia publicitária mais estruturada e iniciou a publicação dos menus de refeições semanalmente em um dos jornais de maior tiragem da capital, o Diário de Notícias. A evolução da comunicação da Empreza Culinária com os consumidores, a forma como usou a imprensa periódica e os serviços que fez publicitar permitem conhecer com maior pormenor a natureza e a logística de uma empresa de venda de refeições “take-away”/”delivery” muito próxima dos modelos atuais e que se apresenta como um tipo de serviço alimentar original à época.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100290
ISSN: 2238-1651
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CECH - Artigos em Revistas Internacionais

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