Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100290
Title: "jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899)
Authors: Gomes, João Pedro
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Project: SFRH/BD/129185/2017 
Project UID/ELT/00196/2013, funded by the Portuguese FCT – Foundation for Science and Technology 
Serial title, monograph or event: Revista Trilhas da História. Três Lagoas
Volume: 8
Issue: 15
Abstract: Em 1896, uma empresa de nome Empreza Culinária fez-se anunciar no Annuario Commercial. Sediada em Lisboa, integrava um mercado pontuado por vários estabelecimentos comerciais como pastelarias, confeitarias e restaurantes que disponibilizavam serviços de venda de refeições prontas, destacando-se destes pelo serviço exclusivo de produção e pela venda de refeições com possibilidade de entrega ao domicílio, cujas encomendas assentavam numa curiosa rede de tabacarias de renome a si associadas. Dois anos depois, em 1898, a empresa investiu numa estratégia publicitária mais estruturada e iniciou a publicação dos menus de refeições semanalmente em um dos jornais de maior tiragem da capital, o Diário de Notícias. A evolução da comunicação da Empreza Culinária com os consumidores, a forma como usou a imprensa periódica e os serviços que fez publicitar permitem conhecer com maior pormenor a natureza e a logística de uma empresa de venda de refeições “take-away”/”delivery” muito próxima dos modelos atuais e que se apresenta como um tipo de serviço alimentar original à época.
URI: http://hdl.handle.net/10316/100290
ISSN: 2238-1651
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CECH - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
jantares_por_precos_certos_a_publicidad.pdf800.73 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.