Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99918
Título: Higher quality public transport services for a sustainable mobility system in the Ecuadorian city of Cuenca towards 2025
Autor: Prieto, Cristian Andrés Campoverde
Orientador: Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso
Palavras-chave: modal shift; car use; service quality; sustainable mobility; transferência modal; uso do carro; qualidade de serviço; mobilidade sustentável
Data: Out-2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: The evolution of transportation has been a fundamental factor in the quest of economic progress for many countries and has enabled better living conditions for individuals. However, the propensity for using private motorized vehicles over collective and nonmotorized modes observed in many societies has brought about multiple economic, social and environmental issues. As cities concentrate much of the demand for transport services, issues derived from increasing car use arise in urban areas in the form of local air pollution, traffic congestion, lost productivity due to time delays, social exclusion, among others. But, the effects of motorized transport transcend the local level and contribute to climate change as well. Under that context, this master thesis explores the case of the Ecuadorian city of Cuenca. That city is an important center of economic, educational and social activity in the south of Ecuador, and thus experiences phenomena such as urbanization and urban sprawl; giving rise to fast-growing mobility needs. As higher disposable income is available among households, car use has been growing fast at the expense of other modes of urban mobility in Cuenca. Such mobility trends have leaded the transport sector to be largest source of greenhouse gas (GHG) emissions locally. Besides, the provision of good alternatives to private transport is quite poor. All those factors make mobility in Cuenca unsustainable. To reverse such situation the city aims for reducing car use in 10% by 2025 and is committed to maintain the 2009 levels of GHG emissions by 2030. Given this, the present study proposes a plan for prompting modal shift under the sustainable mobility paradigm and analyzes its potential for reducing GHG in Cuenca. Evidence suggest that improvements in service quality of public transport is the most feasible alternative for increasing public transport ridership; and more particularly, transforming the conventional-bus system into a more attractive option for urban mobility. For that purpose, measures enhancing aspect such as accessibility, comfort, information, customer services, among others are analyzed. And even when the plan proposed in this study has a limited potential for curving both car use and GHG emissions in Cuenca, the introduction of such measures constitute a necessary step in order to reorient travel patterns in Cuenca.
A evolução dos transportes tem sido um fator fundamental na busca do progresso econômico para muitos países e permitiu melhores condições de vida para os indivíduos. No entanto, a tendência para a utilização de veículos privados motorizados em detrimento de modos coletivos e não motorizados que se observa em muitas sociedades criou um conjunto de problemas económicos, sociais e ambientais. Enquanto as cidades concentram a maior parte da procura de serviços de transporte, questões relativas à crescente utilização do automóvel surgem em áreas urbanas sob a forma de poluição, congestionamento do tráfego, perda de produtividade devido a atrasos de tempo, exclusão social, entre outros. Mas, os efeitos do transporte motorizado transcendem o nível local e contribuem para as alterações climáticas. Neste contexto, esta tese de mestrado explora o caso da cidade equatoriana de Cuenca. Essa cidade é um importante centro de atividade económica, educacional e social no sul do Equador, e assim experimenta fenômenos como urbanização e expansão urbana; dando origem a crescentes necessidades de mobilidade. Quanto maior a renda disponível nas famílias, maior o uso do automóvel individual motorizado. Tais tendências de mobilidade tornam o sector dos transportes na maior fonte de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em termos locais. Além disso, a disponilidade de boas alternativas para o transporte privado é escassa. Todos esses fatores tornam a mobilidade em Cuenca insustentável. Para reverter tal situação para a cidade dever-se-á apontar para reduzir o uso do carro em 10% até 2025 com o compromisso de manter a níveis de 2009 as emissões de GEE até 2030 de acordo com o plano de mobilidade de Cuenca. Nesse sentido, este estudo propõe um plano para induzir a transferência modal e analisa o seu potencial de redução de GEE em Cuenca sob o paradigma da mobilidade sustentável. Evidências sugerem que melhorias na qualidade do transporte público são a alternativa mais viável para aumentar a utilização dos transportes públicos; mais particularmente, transformando o sistema convencional de autocarros numa opção mais atraente para a mobilidade urbana. Para o efeito, medidas de melhoria tais como a acessibilidade, conforto, informação, serviços ao cliente, entre outros são propostos. Mesmo que o plano proposto tenha um potencial limitado para modificar o uso do carro e as emissões de GEE, a introdução de tais medidas constituem um passo necessário a fim de reorientar os padrões de mobilidade em Cuenca.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99918
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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