Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99879
Title: Uso de Criatividade na Construção de Modelos de Legos
Authors: Parreira, João
Orientador: Abreu, Pedro
Silva, Daniel
Keywords: Algoritmo genético; Axiom 3D Rendering Engine; BulletSharp Physics Library; Criatividade; Google Imagens; Lego; Modelos Lego
Issue Date: 3-Jul-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Muitas vezes se tentou encontrar uma definição única para a Criatividade, mas ainda não foi possível, pois é um fenómeno natural que é observado nos seres humanos que ainda não está totalmente compreendido. Em conjunto com a área dos computadores, existem várias tentativas de se fazer programas criativos, ou seja, juntar criatividade e máquinas. Alguns foram melhor sucedidos que outros e existem alguns sucessos, de qualquer das formas em nenhum deles se conseguiu atingir o mais alto nível de criatividade máquina. Neste trabalho pretende-se criar um sistema que, no seu conjunto seja criativo, conseguindo criar modelos Lego apelativos de forma autónoma e eficaz. Através de um algoritmo genético que vai evoluir a população de Modelos Lego no sistema, em conjunto com o Google Imagens e um motor de física, é calculada um valor de aptidão final para cada modelo. Através desse valor consegue-se aferir se o Modelo é ou não considerado criativo pelo sistema. Foram efectuados dois conjuntos de testes, sendo o primeiro para verificar qual o melhor valor de cruzamento e mutação a usar na segunda fase, não tendo sido usado o Google Imagens nesta fase. No segundo conjunto, testou-se o funcionamento completo do sistema, usando os valores obtidos anteriormente. Os resultados de uma forma geral demonstram que o sistema pode ser considerado criativo, produzindo na maior parte das vezes algo que não é apelativo à vista humana, mas enquadrando-se em algumas das definições de criatividade. Para trabalho futuro existem muitas possibilidades a seguir, podendo o sistema ser melhorado e apresentar resultados mais aliciantes.
Description: Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99879
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatorioFinal_JoãoParreira_N2010106675.pdf34.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

115
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

76
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.