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https://hdl.handle.net/10316/99879
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Abreu, Pedro | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Daniel | - |
dc.contributor.author | Parreira, João | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T09:27:02Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T09:27:02Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-03 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/99879 | - |
dc.description | Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | pt |
dc.description.abstract | Muitas vezes se tentou encontrar uma definição única para a Criatividade, mas ainda não foi possível, pois é um fenómeno natural que é observado nos seres humanos que ainda não está totalmente compreendido. Em conjunto com a área dos computadores, existem várias tentativas de se fazer programas criativos, ou seja, juntar criatividade e máquinas. Alguns foram melhor sucedidos que outros e existem alguns sucessos, de qualquer das formas em nenhum deles se conseguiu atingir o mais alto nível de criatividade máquina. Neste trabalho pretende-se criar um sistema que, no seu conjunto seja criativo, conseguindo criar modelos Lego apelativos de forma autónoma e eficaz. Através de um algoritmo genético que vai evoluir a população de Modelos Lego no sistema, em conjunto com o Google Imagens e um motor de física, é calculada um valor de aptidão final para cada modelo. Através desse valor consegue-se aferir se o Modelo é ou não considerado criativo pelo sistema. Foram efectuados dois conjuntos de testes, sendo o primeiro para verificar qual o melhor valor de cruzamento e mutação a usar na segunda fase, não tendo sido usado o Google Imagens nesta fase. No segundo conjunto, testou-se o funcionamento completo do sistema, usando os valores obtidos anteriormente. Os resultados de uma forma geral demonstram que o sistema pode ser considerado criativo, produzindo na maior parte das vezes algo que não é apelativo à vista humana, mas enquadrando-se em algumas das definições de criatividade. Para trabalho futuro existem muitas possibilidades a seguir, podendo o sistema ser melhorado e apresentar resultados mais aliciantes. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Algoritmo genético | pt |
dc.subject | Axiom 3D Rendering Engine | pt |
dc.subject | BulletSharp Physics Library | pt |
dc.subject | Criatividade | pt |
dc.subject | Google Imagens | pt |
dc.subject | Lego | pt |
dc.subject | Modelos Lego | pt |
dc.title | Uso de Criatividade na Construção de Modelos de Legos | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.date.embargo | 2013-07-03 | * |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática | pt |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-1578-0594 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-3206-7782 | - |
Aparece nas coleções: | FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RelatorioFinal_JoãoParreira_N2010106675.pdf | 34.72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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