Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99879
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Pedro-
dc.contributor.advisorSilva, Daniel-
dc.contributor.authorParreira, João-
dc.date.accessioned2022-04-20T09:27:02Z-
dc.date.available2022-04-20T09:27:02Z-
dc.date.issued2013-07-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99879-
dc.descriptionRelatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractMuitas vezes se tentou encontrar uma definição única para a Criatividade, mas ainda não foi possível, pois é um fenómeno natural que é observado nos seres humanos que ainda não está totalmente compreendido. Em conjunto com a área dos computadores, existem várias tentativas de se fazer programas criativos, ou seja, juntar criatividade e máquinas. Alguns foram melhor sucedidos que outros e existem alguns sucessos, de qualquer das formas em nenhum deles se conseguiu atingir o mais alto nível de criatividade máquina. Neste trabalho pretende-se criar um sistema que, no seu conjunto seja criativo, conseguindo criar modelos Lego apelativos de forma autónoma e eficaz. Através de um algoritmo genético que vai evoluir a população de Modelos Lego no sistema, em conjunto com o Google Imagens e um motor de física, é calculada um valor de aptidão final para cada modelo. Através desse valor consegue-se aferir se o Modelo é ou não considerado criativo pelo sistema. Foram efectuados dois conjuntos de testes, sendo o primeiro para verificar qual o melhor valor de cruzamento e mutação a usar na segunda fase, não tendo sido usado o Google Imagens nesta fase. No segundo conjunto, testou-se o funcionamento completo do sistema, usando os valores obtidos anteriormente. Os resultados de uma forma geral demonstram que o sistema pode ser considerado criativo, produzindo na maior parte das vezes algo que não é apelativo à vista humana, mas enquadrando-se em algumas das definições de criatividade. Para trabalho futuro existem muitas possibilidades a seguir, podendo o sistema ser melhorado e apresentar resultados mais aliciantes.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAlgoritmo genéticopt
dc.subjectAxiom 3D Rendering Enginept
dc.subjectBulletSharp Physics Librarypt
dc.subjectCriatividadept
dc.subjectGoogle Imagenspt
dc.subjectLegopt
dc.subjectModelos Legopt
dc.titleUso de Criatividade na Construção de Modelos de Legospt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2013-07-03*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameRelatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informáticapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1578-0594-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3206-7782-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
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