Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99822
Title: Cenários de aprendizagem ubíqua: novos desafios
Authors: Aresta, Mónica
Fernandes, Anabela
Ribeiro, Ana Isabel 
Keywords: COVID-19; Ensino Remoto de Emergência; Cenários de Aprendizagem Ubíqua
Issue Date: Apr-2022
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Desafios curriculares no Século XXI
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Motivada pelas mudanças no contexto de ensino e apren- dizagem resultantes da situação pandémica por COVID-19 e da declaração do estado de emergência em Portugal a 18 de março de 2020, a reflexão que apresentamos tem como objetivo compre- ender os efeitos e desafios dos cenários mediados pela tecnologia digital. Neste sentido, a análise passa por aferir (i) a dimensão da ubiquidade na gestão quer dos espaços privado e profissional quer dos intervalos de tempo; (ii) os resultados de relatórios centrados na transformação do sistema de ensino relativamente à utilização de aplicações digitais e à perceção que os diversos intervenientes têm sobre esta realidade recente: instituições de ensino, professores, alunos e encarregados de educação; e (iii) os aspetos mais visíveis do efeito da passagem do ensino presencial para o virtual. A passagem para o digital, adotada como solução para um período de mudança, poderá assumir-se como uma nova realidade, implicando, por isso, uma adaptação consciente e onde questões de contexto, privacidade e segurança têm necessariamente de ser objeto de reflexão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99822
ISBN: 978-989-26-2241-5
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2241-5
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros

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