Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99822
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAresta, Mónica-
dc.contributor.authorFernandes, Anabela-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Isabel-
dc.date.accessioned2022-04-17T20:44:59Z-
dc.date.available2022-04-17T20:44:59Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.isbn978-989-26-2241-5pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99822-
dc.description.abstractMotivada pelas mudanças no contexto de ensino e apren- dizagem resultantes da situação pandémica por COVID-19 e da declaração do estado de emergência em Portugal a 18 de março de 2020, a reflexão que apresentamos tem como objetivo compre- ender os efeitos e desafios dos cenários mediados pela tecnologia digital. Neste sentido, a análise passa por aferir (i) a dimensão da ubiquidade na gestão quer dos espaços privado e profissional quer dos intervalos de tempo; (ii) os resultados de relatórios centrados na transformação do sistema de ensino relativamente à utilização de aplicações digitais e à perceção que os diversos intervenientes têm sobre esta realidade recente: instituições de ensino, professores, alunos e encarregados de educação; e (iii) os aspetos mais visíveis do efeito da passagem do ensino presencial para o virtual. A passagem para o digital, adotada como solução para um período de mudança, poderá assumir-se como uma nova realidade, implicando, por isso, uma adaptação consciente e onde questões de contexto, privacidade e segurança têm necessariamente de ser objeto de reflexão.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCOVID-19; Ensino Remoto de Emergência; Cenários de Aprendizagem Ubíquapt
dc.titleCenários de aprendizagem ubíqua: novos desafiospt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage427pt
degois.publication.lastPage456pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleDesafios curriculares no Século XXIpt
dc.relation.publisherversionhttp://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/278pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-2241-5pt
dc.date.embargo2022-04-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypebookPart-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-7515-2696-
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aprendizagem ubíqua.pdf262.18 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

358
checked on May 14, 2024

Download(s)

241
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.