Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99782
Título: TICE.GenericEntity – Gestor de Entidades e Gerador de Formulários
Autor: Catré, Pedro Gil Lopes Castelo Branco
Orientador: Costa, Ernesto Jorge Fernandes
Marques, Alcide
Palavras-chave: Base de Dados; Schema-Free; Gerador de Formulários; Gerador de Código; TICE.Healthy; Motores de Regras de Negócio
Data: 12-Jul-2012
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O TICE.GenericEntity foi desenvolvido no âmbito da iniciativa TICE.Healthy, um projeto a nível nacional no qual se pretende desenvolver novos produtos e serviços para os mercados “Saúde e Qualidade de Vida”, catalisando as empresas copromotoras para a criação de serviços que utilizem como suporte a infraestrutura Internet. Este estágio está inserido na primeira linha de ação deste projeto, a We.Can, que constitui uma plataforma com vertente simultaneamente agregadora e fornecedora de dados, onde está planeada a criação de um registo clínico eletrónico pessoal (Personal Health Record – PHR) que será disponibilizado aos outros subprojectos. Uma vez que atores diferentes terão diferentes requisitos para o PHR, que os registos clínicos têm uma forte componente técnica na área de saúde (que geralmente tem que ser refinada ao longo do tempo com a ajuda de profissionais da área) e que existe um grande número de patologias e condições específicas que podem ser contempladas, torna-se aparente a necessidade de permitir a extensão e especificidade do PHR, não só pelos subprojectos do TICE.Healthy, mas também por outros fornecedores de aplicações que venham a juntar-se à plataforma. Para dar resposta às necessidades foi concebido um módulo, o TICE.GenericEntity, que possibilita não só a configuração do registo clínico eletrónico de forma extremamente flexível e com custo mínimo para o projeto, mas também o desenvolvimento de extensões do mesmo de forma dinâmica. A integração do TICE.GenericEntity num projeto apresenta enormes vantagens, possibilitando a modificação da estrutura de dados sem necessidade de redeploy e tornando fácil e rápida a introdução de modificações na interface de visualização e lógica de negócio, com o mínimo de programação. Este componente, sobre o qual está configurado o PHR, é genérico para que possa servir de base a outros projetos de natureza distinta, dotando-os dos benefícios e características referidas e diminuindo os custos necessários ao seu desenvolvimento.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99782
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final de Estágio - Pedro Catré.pdf2.56 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

48
Visto em 8/mai/2024

Downloads

33
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.