Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99782
Title: TICE.GenericEntity – Gestor de Entidades e Gerador de Formulários
Authors: Catré, Pedro Gil Lopes Castelo Branco
Orientador: Costa, Ernesto Jorge Fernandes
Marques, Alcide
Keywords: Base de Dados; Schema-Free; Gerador de Formulários; Gerador de Código; TICE.Healthy; Motores de Regras de Negócio
Issue Date: 12-Jul-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O TICE.GenericEntity foi desenvolvido no âmbito da iniciativa TICE.Healthy, um projeto a nível nacional no qual se pretende desenvolver novos produtos e serviços para os mercados “Saúde e Qualidade de Vida”, catalisando as empresas copromotoras para a criação de serviços que utilizem como suporte a infraestrutura Internet. Este estágio está inserido na primeira linha de ação deste projeto, a We.Can, que constitui uma plataforma com vertente simultaneamente agregadora e fornecedora de dados, onde está planeada a criação de um registo clínico eletrónico pessoal (Personal Health Record – PHR) que será disponibilizado aos outros subprojectos. Uma vez que atores diferentes terão diferentes requisitos para o PHR, que os registos clínicos têm uma forte componente técnica na área de saúde (que geralmente tem que ser refinada ao longo do tempo com a ajuda de profissionais da área) e que existe um grande número de patologias e condições específicas que podem ser contempladas, torna-se aparente a necessidade de permitir a extensão e especificidade do PHR, não só pelos subprojectos do TICE.Healthy, mas também por outros fornecedores de aplicações que venham a juntar-se à plataforma. Para dar resposta às necessidades foi concebido um módulo, o TICE.GenericEntity, que possibilita não só a configuração do registo clínico eletrónico de forma extremamente flexível e com custo mínimo para o projeto, mas também o desenvolvimento de extensões do mesmo de forma dinâmica. A integração do TICE.GenericEntity num projeto apresenta enormes vantagens, possibilitando a modificação da estrutura de dados sem necessidade de redeploy e tornando fácil e rápida a introdução de modificações na interface de visualização e lógica de negócio, com o mínimo de programação. Este componente, sobre o qual está configurado o PHR, é genérico para que possa servir de base a outros projetos de natureza distinta, dotando-os dos benefícios e características referidas e diminuindo os custos necessários ao seu desenvolvimento.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99782
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio - Pedro Catré.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

47
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

33
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.