Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99545
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarecho, Judite-
dc.contributor.authorSoares, Rute-
dc.date.accessioned2022-03-25T12:23:21Z-
dc.date.available2022-03-25T12:23:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn9789892617015-
dc.identifier.isbn9789892617008-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99545-
dc.description.abstractParte-se de uma descrição dos verbos modais alemães müssen e sollen que tem em conta a complexidade das informações e exemplos disponíveis em gramáticas de referência e dicionários, mas que é organizada considerando a perspetiva de alunos portugueses e a expressão dos signifi cados modais relevantes na sua língua materna. Passa-se então à análise do modo como o signifi cado de müssen e sollen é apresentado em alguns manuais de ensino da língua no que respeita à sua clareza e coerência para um público-alvo constituído por alunos portugueses. A análise revela um contraste entre a necessidade de explicações e sistematizações simples e a diversidade e complexidade dos usos concretos de sollen e müssen que surgem em textos e situações comunicativas. Chama-se a atenção para a necessidade de um equilíbrio que deve passar por uma sistematização progressiva e recapitulativa dos aspetos que surgem em diferentes momentos e contextos comunicativos e em diferentes níveis.pt
dc.description.abstractThe German modal verbs müssen and sollen are fi rst described taking into account the complex information and examples provided by grammars and dictionaries, but also the perspective of Portuguese students who learn German, more specifi cally the way relevant modal meanings are conveyed in their native language. This description is the basis for an analysis of the way müssen and sollen are presented in some German textbooks, focussing on the clarity and coherence of this presentation from the perspective of portuguese learners. The analysis shows a contrast between the need for simple explanations and systematization of verb meanings on one hand and the diversity and complexity of concrete usage in texts and communicative situations on the other. A necessary balance between these opposite tendencies envolves progressive systematization which resumes meanings and uses dealt with at different learning moments and levels and in different communicative contexts.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectVerbos modaispt
dc.subjectSignificadospt
dc.subjectEnsino de alemãopt
dc.subjectManuaispt
dc.subjectGramáticaspt
dc.subjectModal verbspt
dc.subjectMeaningspt
dc.subjectTeaching Germanpt
dc.subjectTextbookspt
dc.subjectGrammarspt
dc.titleVerbos modais alemães da perspetiva de alunos portuguesespt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage269pt
degois.publication.lastPage309pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticaspt
dc.date.updated2022-03-23T19:47:25Z-
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1701-5_12-
dc.description.versionB418-420E-CF65 | Rute Isabel Fernandes Soares-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-2104861-
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypebookPart-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.orcid0000-0002-2315-7743-
crisitem.author.orcid0000-0002-3460-1926-
Appears in Collections:I&D CELGA - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Carecho_Soares_2019_Verbos_modais.pdf229.84 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons