Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99530
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dc.contributor.advisorRamalho, Amílcar Lopes-
dc.contributor.advisorAntunes, Rodrigo-
dc.contributor.authorCoimbra, Miguel António Xavier-
dc.date.accessioned2022-03-25T11:35:36Z-
dc.date.available2022-03-25T11:35:36Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99530-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, especialidade de Projeto Mecânico e Sistemas de Produção, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractThis thesis is focused on the performance and durability of the caliper braking system that equips road cycling competition bikes, specifically on the contact stage. Test results regarding this materials are not published, therefore theory was based on friction fundamental books and experimentation was adapted from aluminum rims testing. A pin-on-disc automated test was setup measuring friction force and wear volume. The results for friction, wear and surface morphology observation allowed to reach conclusions about wear mechanisms involved. The domain of validity of Archard´s uniform law was identified and it was possible to characterize wearing-in phenomenon.pt
dc.description.abstractEsta dissertação centra-se no estudo do desempenho e durabilidade do sistema de travagem das rodas em material compósito usadas em competição de ciclismo de estrada, especificamente no contacto do calço com o aro. Pretende-se principalmente conhecer a influência das condições de uso sobre a travagem. Procedeu-se assim a um estudo paramétrico variando numa série de ensaios a velocidade de escorregamento e noutra série de ensaios a força normal. Estudou-se também a influência do contacto molhado em situação de chuva. Não há publicações sobre a experimentação destes materiais, pelo que se baseou a teoria em livros sobre fundamentos de atrito e adotou-se um método de ensaio semelhante àquele usado para testes de aros de alumínio. Configurou-se um ensaio pino-disco automatizado em laboratório com medição da força de atrito e volume de desgaste. Os resultados de atrito, desgaste e observação da morfologia das superfícies de desgaste no calço permitiram tirar conclusões acerca dos mecanismo de desgaste verificados nas condições de ensaio. Identificou-se o domínio de aplicação da lei de desgaste uniforme de Archard e caraterizou-se o fenómeno de wearing-in. Este trabalho contou com uma saudável parceria entre a empresa SRAMPORT® e o departamento de Engª Mecânica da Universidade de Coimbra.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectFrictionpt
dc.subjectwearpt
dc.subjectbicyclept
dc.subjectbrakingpt
dc.subjectcompositept
dc.subjectpin-on-discpt
dc.subjectAtritopt
dc.subjectdesgastept
dc.subjectbicicletapt
dc.subjecttravagempt
dc.subjectcompósitopt
dc.subjectpino-discopt
dc.titleImplementação de metodologias experimentais para estudar o comportamento de travões de bicicletapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2013-01-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9993-7247-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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