Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99473
Título: A presença do IC2 no Município de Pombal Trabalho de grupo colaborativo
Outros títulos: The presence of IC2 in the Municipality of Pombal Collaborative group work
Autor: Vieira, André Alves
Orientador: Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Palavras-chave: ensino da geografia; estratégia didática; rede rodoviária; rede de transportes; trabalho colaborativo; teaching geography; didactic strategy; road network; transport network; collaborative work
Data: 16-Fev-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: A presença do IC2 no Município de Pombal Trabalho de grupo colaborativo
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A realização deste relatório de estágio tem como finalidade expor todas as atividades realizadas durante o ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária de Pombal, assim como fazer uma análise da minha prática docente supervisionada. Para além disso, este relatório contém mais duas componentes, a teórica e a prática. A primeira parte está reservada para a contextualização da escola, a caraterização da turma em que lecionei Geografia A e também uma caraterização das atividades letivas e extracurriculares realizadas pelo núcleo de estágio de Geografia, no Agrupamento de Escolas de Pombal. De seguida, a segunda parte apresenta a dimensão científica do tema escolhido para a sua abordagem teórica. Sendo o tema lecionado "A distribuição espacial da rede de transportes", do programa de Geografia A do 11º ano, são aqui apresentados conceitos teóricos relativos às vias de comunicação, às Rede de Rodoviária Nacional e Rede de Transportes Europeia, mas também um tópico relativo à centralidade das cidades. A estratégia didática proposta é apresentada no terceiro capítulo, onde está idealizada a aplicação de um trabalho de grupo colaborativo na sala de aula de Geografia. Com a realização deste trabalho de grupo, os alunos analisam um território que lhes é bem conhecido, a presença do IC2 no Município de Pombal. Com muito potencial ao desenvolvimento local, mas propício a diversos constrangimentos, esta ligação rodoviária é apresentada à turma pelos alunos, discutindo o que daí extraíram, em jeito de debate. A estreita ligação entre o conhecimento científico e a aplicação prática foi pensada para motivar os alunos, através da pesquisa no terreno e de vários recursos disponíveis, conseguindo assim uma dinâmica versátil na abordagem a este tema.
The execution of this internship report has the goal to exhibit all the activities performed during the school year of 2019/2020 at Escola Secundária de Pombal, as well as the analysis of the my supervised teaching practice. Furthermore, this report contains two componentes, theoretical and practical. The first chapter is reserved for the contextualization of the school, characterization of the class in which I taught Geography A and also, a caracterization of teaching and extracurricular ativities carried out by the Geography internship core, at the Agrupamento de Escolas de Pombal. Then, the second chapter represents the scientific dimension of the chosen the topic, for its theoretical approach. Being the topic taught “The spatial distribution of the transport network”, from the 11th grade of Geography A program, are here presented theoretical concepts related to communication routes, the National Road Network and the European Transport Network, but also one topic related to the centrality of cities. The proposed didactic strategy is presented in the third chapter, where the application of a collaborative group work in the Geography classroom is idealized. With this group work, students analyze a territory that is well known to them, the presence of the IC2 in the Municipality of Pombal. With a lot of potential to local development, but prone to various constraints, this road connection is presented to the class by the students, discussing what they extracted from it, in the form of debate. The close connection between the scientific knowledge and practical application was thought to motivate students, through field research and other available resources, to make it possible to achieve a versatile dynamic while approching this topic.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/99473
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AndreVieira_versaofinal.pdf4.88 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

83
Visto em 16/jul/2024

Downloads

114
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons