Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99461
Title: A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
Other Titles: The importance of using film in the Geography classroom - a motivating element for learning.
Authors: Dias, Helena Beatriz do Espírito Santo
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Keywords: Ensino de Geografia; contrastes de desenvolvimento; estratégias de aprendizagem; filme; indicadores de desenvolvimento; geography learning; development contrasts; learning stratagies; movie; development indicators
Issue Date: 23-Nov-2021
Serial title, monograph or event: A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
Place of publication or event: Mira
Abstract: Este relatório tem como objetivo primordial promover uma exposição e reflexão sobre a prática em ensino pedagógico supervisionado, realizada no segundo ano de Mestrado em Ensino de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Esta decorreu durante o ano letivo de 2020/2021 em duas turmas do 9º ano, na disciplina de Geografia na Escola Secundária Doutora Maria Cândida, Mira.Apesar dos objetivos maiores, o realce, será igualmente elencada uma possibilidade científico-pedagógica correspondente à aplicação do uso do filme, no potenciar de aprendizagens de conteúdos programáticos em sala de aula. Esta metodologia poderá estar adequada a uma moderna abordagem de conhecimentos, mais consentânea com as vivências dos atuais alunos. A imagem fílmica foi a ferramenta utilizada para a consolidação dos conhecimentos lecionados respeitantes ao tema “Contrastes de Desenvolvimento”, ao subtema “Países Desenvolvidos vs Países em Desenvolvimento” e conceitos “Indicadores de Desenvolvimento”.Este relatório divide-se em duas partes principais. Na primeira procede-se a um enquadramento teórico, abordando os conceitos inerentes ao tema e subtema tratados em contexto de sala de aula. Foram feitas pesquisas e apresentados dados, numa discussão concetual, que preconizaram a escolha da ferramenta pedagógico-didática. Na segunda parte apresenta-se a ferramenta selecionada para a experimentação, bem como a metodologia utilizada, os resultados obtidos e uma reflexão crítica sobre os mesmos. Foram utilizadas como estratégias para aferir resultados, dois ambientes diferentes: em sala de aula (apresentação de filme a duas turmas teste e preenchimento de guião) e em contexto digital (realizados inquéritos a docentes e a alunos).
The main purpose of this report is to promote an exposition and reflections on the practice in supervised pedagogical teaching, which was carried out in the second year of the Master's in Geography Teaching, in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education (Mestrado em Ensino de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). This practice took place during the 2020/2021 school year in two 9th grade's classes, in the Geography subject at Escola Secundária Doutora Maria Cândida, in the village of Mira. Despite the main purposes, promotion and exposition, a scientific and pedagogical possibility on the use of image, in order to enhance the learning of syllabus contents in the classroom will also be listed, This methodology may be suitable for a modern approach of knowledge, which will be more in line with the experiences of nowadays' students. So, the film image was the tool used to consolidate the students knowledge on the topic “Development Contrasts”, on the sub-topic “Developed Countries vs Developing Countries” and on the subject “Development Indicators”. This report is divided into two main parts. In the first part, a theoretical framework, approaching the concepts related with the theme and sub-theme, treated in the context of the classroom will be presented. Research had been carried out and the States of the Art that advocated the choice of that pedagogical-didactic tool are also presented. In the second part, the selected tool for experimentation, as well as the methodology used, the results obtained and a critical reflection on them will also be presented. Moreover, two different environments had been used as a strategy to measure the results: in the classroom (two test groups were given a film presentation and then a script filling) and in a digital context (teachers and students were given surveys to fulfil).
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/99461
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
HelenaDias_versaofinal.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

127
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

191
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons