Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99416
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dc.contributor.advisorRocha, Rui Paulo Pinto da-
dc.contributor.authorSousa, João Dinis Duarte Soares de-
dc.date.accessioned2022-03-18T23:02:55Z-
dc.date.available2022-03-18T23:02:55Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.date.submitted2022-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99416-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA tecnologia tem vindo a evoluir exponencialmente ao longo das últimas década. Como resultado disso, as nossas vidas mudaram drasticamente devido ao seu impacto inegável em todas as dimensões, nos quais estão incluídos os nossos hábitos e rotinas diárias. Assim, é facilmente reconhecível que a referida evolução tecnológica proporciona formas criativas e inovadoras de resolver problemas que existem desde o início da humanidade através da utilização de novas técnicas e dispositivos tecnológicos.Contudo, esta informação apenas será útil se for utilizada por alguém que a compreenda, daí a importância de familiarizar um maior número de pessoas que actualmente não possua um nível médio de conhecimento tecnológico.Os idosos representam uma grande parte do grupo anterior, e curiosamente, são também eles os que mais poderiam tirar proveito da evolução que temos vindo a testemunhar nos últimos anos, tendo em conta as suas debilidades físicas e cognitivas. A idade média da população está a aumentar gradualmente, o que significa que a cada ano que passa, os números da população sénior tornam-se mais elevados. Assim, com esta faixa etária a representar uma percentagem tão elevada da população, responder às suas necessidades deve ser uma prioridade, considerando que uma melhoria neste grupo etário vai afectar uma grande parte da população mundial, não só reforçando directamente as condições de saúde da sociedade, mas também a qualidade de vida em geral. Dado o exposto, esta dissertação visa ter um impacto positivo na reabilitação física e cognitiva dos idosos, através do desenvolvimento de um jogo sério, compreensível e fácil de jogar, que pretende cativar e entreter os idosos através de uma divertida experiência de imersão virtual, tentando fazer justiça ao nome do projecto, Fun2HelpElderly. É sabido que convencer os mais velhos a jogar um jogo virtual pode ser uma tarefa difícil e desafiante, devido à sua falta de familiaridade tecnológica. Contudo, estudos comprovam que é de facto possível transformar métods de terapia e reabilitação desinteressantes num hábito regular divertido, não requerendo qualquer assistência profissional, tal como se será explicado no decorrer desta dissertação. Em suma, os jogos sérios pretendem, por definição, desempenhar um papel relevante na saúde da população, estimulando diferentes emoções e usando técnicas que as formas tradicionais não proporcionarampor
dc.description.abstractTechnology has been exponentially evolving through the last decades and, as a result of that, our lives have drastically changed due to its undeniable impact in every dimension and field of our lives, which include our daily habits and routines. Thus, it is easily acknowledged that the mentioned technological evolution provides innovative and creative ways to solve problems that have been around since the beginning of the mankind, through the use of new techniques and gadgets.However, this information can only be helpful if used by someone who actually understands it and comprehends its true potential, hence the importance of familiarizing the maximum amount of possible people that currently do not have an average technology knowledge level.Due to this lack of familiarization, elder people happen to represent a big portion of the latest group, and curiously, they are also the ones that could benefit the most from the evolution that we have been witnessing over the past few years, considering their physical and cognitive debilities. Adding to the previous idea, population average age is gradually increasing, which means each year that passes by, senior population numbers are becoming superior to the younger ones. So, with this group of people representing such a big percentage of the population, answering their needs should be a priority, considering that a improvement in this age group is going to affect a big portion of the world population, not only directly strengthening society health conditions as well as the overall life quality. Considering what was previously mentioned, this dissertation aims to take a leap regarding physical and cognitive rehabilitation of elder people, which is desired to be achieved through the development of an easy-to-play and understandable serious game, that aims to reach and engage the seniors through a virtual immersion in a fun and lighthearted experience, trying to make justice to the project name, Fun2HelpElderly. Knowing that luring elders into playing a virtual game can be a tough yet challenging task, due to their lack of technology familiarity, studies prove that it is indeed possible to turn a likely disengaging rehabilitation therapy, or physical activity experience into a fun regular habit, while requiring almost no professional assistance, as it will be seen forward in this dissertation. All in all, serious games by definition intend to fulfill an important health role, through the stimulation of different emotions and use of techniques that traditional ways may not provide and/or satisfy.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstimulação Cognitivapor
dc.subjectInteração Homem-Máquinapor
dc.subjectJogo Sériopor
dc.subjectReabilitação Físicapor
dc.subjectCognitive Stimulationeng
dc.subjectHuman-Machine Interactioneng
dc.subjectPhysical Rehabilitationeng
dc.subjectSerious Gameseng
dc.titleFUN2HELPELDERLY - COGNITIVE STIMULATION AND REHABILITATION OF HAND-EYE COORDINATION IN THE ELDERLY THROUGH SERIOUS GAMESeng
dc.title.alternativeFUN2HELPELDERLY - Estimulação cognitiva e reabilitação da coordenação mão-olho em idosos atráves de jogos sériospor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleFUN2HELPELDERLY - COGNITIVE STIMULATION AND REHABILITATION OF HAND-EYE COORDINATION IN THE ELDERLY THROUGH SERIOUS GAMESeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202967646-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousa, João Dinis Duarte Soares de::0000-0002-6434-9784-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSilva, Jorge Miguel Sá-
uc.degree.elementojuriMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
uc.degree.elementojuriRocha, Rui Paulo Pinto da-
uc.contributor.advisorRocha, Rui Paulo Pinto da::0000-0002-4612-3554-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
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