Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99411
Título: Melhoria da produtividade numa linha de produção: estudo de caso da indústria automóvel
Outros títulos: Productivity improvement on a production line: an automotive industry case study
Autor: Pereira, Inês Alexandra Cardoso
Orientador: Fernandes, Aldora Gabriela Gomes
Palavras-chave: Linha de Produção X; Produtividade; Indústria Automóvel; Melhorias; Production Line X; Productivity; Automotive Industry; Improvements
Data: 24-Fev-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Melhoria da produtividade numa linha de produção: estudo de caso da indústria automóvel
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: O presente documento visa um estágio curricular realizado na empresa Huf, sediada no concelho de Tondela, com vista à conclusão do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade de Coimbra. O foco deste projeto de investigação centrou-se numa linha de produção da unidade fabril, Linha X, sendo realizada a caracterização do estado atual, de forma a identificar causas que limitam a sua produtividade e propor sugestões de melhoria para mitigação dessas mesmas causas.Este projeto de estágio utilizou como estratégia de investigação o estudo de caso, em que a observação conseguida através da continuada permanência em chão-de-fábrica e as entrevistas não estruturadas foram o principal meio de recolha de dados.O estudo permitiu aferir que a Linha X regista bastantes perdas significativas (desperdícios) que, quando eliminados ou reduzidos drasticamente, trariam um cenário diferente de potenciação da produtividade distinto do vigente. Num outro contexto diferente do atual, sem implicações derivadas da pandemia que obrigam a empresa a ser dotada de uma certa agilidade organizacional e a estabelecer prioridades, existem muitas oportunidades de melhoria que, sendo implementadas, poderão melhorar a produtividade da Linha de produção X. Em adição, o facto de a Linha X ser recente na Huf justifica ainda a sua atual limitada importância e desenvolvimento no contexto interno, sendo este projeto de investigação um ponto de partida para futuras pesquisas. Inerente à implantação de metodologias lean em qualquer realidade industrial, alguma resistência à mudança também impera na Huf, uma organização em laboração há trinta anos.
The present document aims a curricular internship held at the company Huf, based in the municipality of Tondela, to complete the Master’s in Industrial Engineering and Management, by the University of Coimbra. The focus of this research was centered on a production line of the factory, Line X, being carried out the characterization of the current state, to identify causes that limit its productivity and propose improvement suggestions to mitigate these same causes.This internship project used a case study investigation strategy, in which the observation obtained through the continued permanence on the shopfloor and unstructured interviews were the main means of data collection.The study made it possible to verify that Line X registers significant losses (waste) that, when eliminated or drastically reduced, would bring a different scenario of productivity enhancement distinct from the current one. In a different context than the current, without implications derived from the pandemic that forces the company to be endowed with a certain organizational agility and to set priorities, there are many opportunities for improvement that, if implemented, could improve the productivity of Line X on the shopfloor. In addition, the short existence of the Line X at Huf justifies its limited importance and development in the internal context, therefore this research project is a starting point for further research. Inherent in the implementation of lean methodologies in any industrial reality, some resistance to change also prevails at Huf, an organization in operation for thirty years.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/99411
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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