Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99332
Title: Intraempreendedorismo social: um estudo de caso na região Centro de Portugal
Other Titles: Social Intrapreneurship: a case study in the Central region of Portugal
Authors: Cardeira, Francisca Soares
Orientador: Guerra, Joana Carla Marques Vale Mendes
Keywords: Inovação Social; Intraempreendedorismo Social; Intervenção Social; Social Innovation; Social Intrapreneurship; Social Intervention
Issue Date: 2-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Intraempreendedorismo social: um estudo de caso na região Centro de Portugal
Place of publication or event: N.A.
Abstract: A inovação social tem vindo a ser um tema de destaque na agenda política, quer no contexto nacional, quer internacional, pois os desafios e problemas sociais tendem a ser cada vez mais impactantes. Por isso, é necessário procurar novas respostas e soluções inovadoras, que tenham como objetivo atenuar ou resolver as questões sociais da atualidade que, para citar alguns exemplos, incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiças, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade. A inovação social, apesar de ser um ato de interesse público, é considerado fundamental pelas organizações de todos os setores de atividade (público, privado e economia social). Para a desenvolver, poderá recorrer-se a estratégias de empreendedorismo social ou de intraempreendedorismo social. Neste estudo iremos debruçar-nos sobre o conceito de intraempreendedorismo social, que é um fenómeno recente e que tem vindo a ganhar notoriedade nas organizações e disseminação no contexto académico. Com efeito, traduz o desenvolvimento de iniciativas sociais inovadoras com o objetivo de atenuar ou resolver um desafio ou problema social, provenientes de funcionários/as integrados/as numa organização de qualquer setor de atividade. O intraempreendedorismo social utiliza os recursos e o reconhecimento da organização onde está a ser desenvolvido potenciando ao máximo a inovação social, ao mesmo tempo que promove a mudança organizacional. Sendo um fenómeno em crescimento, a investigação enquadrada no paradigma qualitativo, de natureza interpretativa, recorrendo ao estudo de caso de sete projetos socias desenvolvidos por organizações do setor público (três projetos), privado (um projeto) e economia social (três projetos). Pretendeu-se com o objetivo principal identificar a estrutura organizacional (cultura e comportamento) das organizações dos diferentes setores de atividade que experimentam processos de intraempreendedorismo social e compreender a forma de constituição de uma estratégia inovadora para o desenvolvimento, atuação e/ou sustentabilidade das próprias organizações na resolução de problemas sociais.
Social innovation has become a prominent issue on the political agenda, both nationally and internationally, as social challenges and problems tend to be increasingly impactful. Therefore, it is necessary to seek new responses and innovative solutions, which aim to mitigate or solve today's social issues, such as poverty, violence, pollution, injustices, suppression of human rights, discrimination and crime. Social innovation, despite being an act of public interest, is considered fundamental by organisations in all sectors of activity (public, private and social economy). To develop it, social entrepreneurship or social intrapreneurship strategies can be used. In this study we will focus on the concept of social intrapreneurship, which is a recent phenomenon that has been gaining notoriety in organisations and dissemination in the academic context. In fact, it translates the development of innovative social initiatives aimed at mitigating or solving a social challenge or problem, coming from employees integrated in an organisation from any sector of activity. Social intrapreneurship uses the resources and recognition of the organisation where it is being developed, maximising social innovation while promoting organisational change. As a growing phenomenon, the research is framed within the qualitative paradigm, of interpretative nature, using the case study of seven social projects developed by organisations from the public (three projects), private (one project) and social economy (three projects) sectors. The main objective was to identify the organisational structure (culture and behaviour) of organisations from different sectors of activity that are experimenting with social intrapreneurship processes and to understand how an innovative strategy is constituted for the development, performance and/or sustainability of the organisations themselves in the resolution of social problems.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/99332
Rights: openAccess
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