Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99322
Title: "O papel do educador social em contexto escolar"
Other Titles: "The role of the social educator in a school context"
Authors: Ventura, Sofia Alexandra Dias
Orientador: Rocha, Maria Alice
Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Competências socioemocionais; Competências académicas; Insucesso/sucesso escolar; Inclusão; Educação Social; Social and emotional skills; Academic skills; School failure/success; Inclusion; Social Education
Issue Date: 9-Dec-2021
Serial title, monograph or event: "O papel do educador social em contexto escolar"
Place of publication or event: Colégio São Teotónio
Abstract: Urge cada vez mais a necessidade de tornar a Instituição Escolar num espaço inclusivo e justo para todas as crianças independentemente das suas caraterísticas individuais. É por isso necessário que a escola conceda currículos adaptados às necessidades de cada aluno/a, um currículo que enalteça as suas potencialidades.O presente relatório de estágio curricular tem como tema “O papel do educador social em contexto escolar”. O estágio curricular decorreu nas instalações do Colégio de São Teotónio (CST) em Coimbra e insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A intervenção descrita ao longo do relatório teve como principal foco a promoção e o desenvolvimento de competências socioemocionais e de competências académicas em alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário. Realizou-se um acompanhamento regular, durante o ano letivo 2020/2021, a duas turmas do primeiro ciclo e a um grupo de cinco alunos que frequentavam a Residência de Estudantes do CST. Simultaneamente realizámos um acompanhamento individualizado em contexto de sala de aula a quatro alunos do primeiro ciclo. Destacamos, ao longo do presente relatório, algumas funções que um educador social pode desempenhar em contexto educativo e as ferramentas e estratégias que foram utilizadas. É importante que esta intervenção seja colaborativa com os restantes profissionais da escola. O educador social pode criar e/ou participar em projetos, fazendo a ponte entre a escola e a família, podem ser mediadores, trabalhando em conjunto com as crianças e jovens, com as famílias e com as comunidades, desenvolvendo projetos que vão ao encontro das necessidades dos alunos com o intuito de tornar a escola num local acessível para todos. Desta forma, o relatório encontra-se organizado em quatro partes principais o enquadramento teórico, a descrição da instituição, a descrição das atividades e as considerações finais que inclui uma reflexão pessoal sobre o desempenho profissional.
There is an increasing need to make the school institution an inclusive and fair space for all children regardless of their individual characteristics. It is therefore necessary that the school provides curricula adapted to the needs of each student, a curriculum that enhances their potential.The present report of the curricular internship has as its theme "The role of the social educator in school context". It takes place in the Colégio de São Teotónio (CST) in Coimbra and is part of the Master in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra. The intervention described throughout the report had as focus the promotion and development of socio-emotional skills and academic skills in primary and secondary school students. During the academic year 2020/2021, a regular follow-up was carried out with two primary school classes and a group of five students who attended the CST Students' Residence. Simultaneously, we carried out an individualized follow-up in a classroom context to four first cycle students. Throughout this report we highlight some of the roles that a social educator can play in an educational context and the tools and strategies that were used. It is important that this intervention is collaborative with the other professionals in the school. The social educator can create and/or participate in projects, bridging the gap between school and family, they can be mediators, working together with children and young people, families and communities, developing projects that meet the needs of students in order to make school an accessible place for all. Thus, the report is organized into four main parts: the theoretical framework, the description of the institution, the description of activities and the final considerations that include a personal reflection on the professional performance.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99322
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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