Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99292
Title: Perceção de competências por estudantes de psicologia e psicólogos antes e durante a pandemia de Covid-19
Other Titles: Perception of skills by psychology students and psychologists before and during the Covid-19 pandemic
Authors: Almeida, Miguel Ângelo Ribeiro Marques de
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Keywords: Competências; Estudantes e profissionais de Psicologia; Perceção de competências; Formação em Psicologia; Pandemia Covid-19; Competencies; Psychology Students; Perception of competences; Psychology Training; Pandemic Covid-19
Issue Date: 19-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Perceção de competências por estudantes de psicologia e psicólogos antes e durante a pandemia de Covid-19
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O estudo que se apresenta, no sentido de descrever o modo como estudantes e ex-estudantes de Psicologia se veem, conforme perceção em um conjunto de competências esperadas do perfil de Psicólogo/a, concretiza-se na identificação de níveis de compe-tências percebidas em diferentes dimensões (pessoais, sociais, académicas e profissio-nais), por estudantes de 1º e 2º ciclos de estudos superiores em Psicologia e por Psicólo-gos. O motivo subjacente ao estudo, além da suposição de que estudantes e profissionais que se autopercecionam como competentes serão, provavelmente, crentes da sua eficácia e orientados para objetivos de realização, reporta à avaliação da formação recebida. Com o objetivo de conhecer e caracterizar o nível de autocompetências recorreu-se à aplicação remota (via Google forms) da Escala para la Evaluación de la Formación Psicológica recibida por los Profesionales (Adapt. de Jésus De La Fuente Arias, 2004, cf. Arias et al., 2005), a uma amostra de 180 indivíduos, constituída por estudantes de psicologia de diferentes anos e também profissionais de psicologia., tendo a recolha sido iniciada em janeiro de 2020 e continuada após o período de confinamento até maio de 2021 Desta feita, os dados recolhidos permitiram analisar respostas dadas antes e depois da emer-gência da pandemia e consequente confinamento, assim permitindo estudar as tendên-cias de autoperceção em situação presencial vs à distância, em modalidades de aulas ou de formação distintas, respetivamente, na proximidade de pares, docentes e comunidade e com isolamento ou distanciamento físico. Das análises efetuadas verificou-se a exis-tência de diferenças estatisticamente significativas na autoperceção de competências dos psicólogos formados comparativamente aos psicólogos nos primeiros anos de formação, favorecidas nas subcompetências do saber, do saber como e das competências cognitivo-linguísticas básicas. Também se encontraram diferenças entre a perceção das competên-cias captadas antes e depois da pandemia, observando-se indicadores de mais compe-tências percebidas nos respondentes em época pós-pandemia, designadamente, nas com-petências académicas básicas e profissionais. Estes resultados podem ser explicados, hipoteticamente, pela maior implicação e agência, mobilização de estratégias de coping e identidade com o perfil de funções profissionais relativamente a competências dos psi-cólogos em ambientes e situações de crise, como é o caso da vivência das circunstâncias impostas pela pandemia por Covid-19.
The study that is presented here, in order to envisage the future development of stu-dents and former students of Psychology reflected in a set of expected competences, is materialised in the identification of levels of competences perceived in different dimen-sions (personal, social, academic and professional), by students of 1st and 2nd cycles of higher education in Psychology and by Psychologists. The reason behind the study, be-sides the assumption that students and professionals who self-perceive themselves as com-petent are likely to be believers of their efficacy and oriented towards achievement goals, relates to the evaluation of the training received. With the aim of knowing and characterising the level of self-competence, the Escala para la Evaluación de la For-mación Psicológica recibida por los Profesionales (Adapt. de Jésus De La Fuente Arias, 2004, cf. Arias et al., 2005) was applied remotely (via Google forms) to a sample of 180 individuals, made up of psychology students from different years and psychology pro-fessionals, with collection starting in January 2020 and continued after the period of confinement until May 2021. In this way, the data collected allowed the comparison of responses before and after the emergence of the pandemic and consequent confinement and different modalities of classes / training (face-to-face vs. distance), proximity of peers vs. physical distance, etc. From the analyses carried out, statistically significant differences were found in the self-perception of competencies of trained psychologists, favoured in the sub-competencies of knowing, knowing how and basic cognitive-linguistic competencies, in relation to 1st cycle students. Differences were also found between the perception of competences perceived before and after the pandemic, with indicators of more competences perceived in respondents in the post-pandemic period, namely in the competences (basic academic and professional skills). These results can be explained, hypothetically, by the greater involvement and agency, mobilization of cop-ing strategies and identity with the profile of professional functions regarding psycholo-gists' skills in environments and crisis situations, as is the case of the experience of the circumstances imposed by the pandemic by Covid-19.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99292
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_MiguelAlmeida_FINAL.pdf643.79 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

107
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

96
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons