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Título: Influência das metodologias ativas na aprendizagem do empreendedorismo: O estudo de caso do Centro Universitário Uniamérica
Outros títulos: The influence of active methodologies on entrepreneurship learning: the case study of the Uniamérica University Center
Autor: Viveiros, Niadjva Maila de Medeiros
Orientador: Ferreira, Virgínia do Carmo
Palavras-chave: Comportamento empreendedor; Metodologias Ativas; Centro Universitário Uniamérica; Entrepreneurial Behavior; Active methodologies; Uniamérica University Center
Data: 16-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Influência das metodologias ativas na aprendizagem do empreendedorismo: O estudo de caso do Centro Universitário Uniamérica
Local de edição ou do evento: Coimbra - Portugal
Resumo: As evoluções tecnológicas e sociais fazem com que as abordagens de aprendizagem atuais não atendam à necessidade real de quem estuda. As metodologias ativas emergem como uma alternativa à clássica sala de aula, despertando novas possibilidades e novos métodos de ensino. O objetivo deste estudo foi explorar as influências de metodologias ativas na aprendizagem do empreendedorismo, tendo como base o estudo de caso do Centro Universitário Uniamérica, o primeiro centro universitário 100% baseado em metodologias ativas de aprendizagem do Brasil. Pretende responder à seguinte pergunta: Como as metodologias ativas de aprendizagem influenciam no comportamento empreendedor de estudantes? Para responder ao questionamento, optou-se pelo método misto, combinando elementos de abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa. O tipo de amostragem escolhido foi a não probabilística, tratando-se de uma amostra por conveniência. Para produzir a informação, foram aplicados dois inquéritos por questionário: o primeiro direcionado a estudantes atualmente a frequentar a instituição e o segundo a ex estudantes e realizado um focus group com o intuito de compreender a visão da equipe pedagógica em relação à eficácia e eficiência formativa das estratégias pedagógicas adotadas. A interpretação de dados do focus group foi feita a partir da análise de conteúdo. Além disso, foi realizada análise estatística dos dados levantados nos questionários com auxílio do software SPSS. O estudo constatou que algumas metodologias ativas exercem influência na aprendizagem do empreendedorismo de estudantes, principalmente o projeto integrador de extensão, baseado na aprendizagem baseada em projetos, e que os/as mais jovens possuem mais tendência ao comportamento empreendedor.
Technological and social evolutions mean that current learning approaches do not meet the real needs of those who study. Active methodologies emerge as an alternative to the classic classroom, awakening new possibilities and new teaching methods. The aim of this study was to explore the influences of active methodologies on entrepreneurship learning, based on the case study of The Uniamérica Study Center, the first university center 100% based on active learning methodologies in Brazil. It intends to answer the following question: How do active learning methodologies influence students' entrepreneurial behavior? To answer the question, we opted for the mixed method, combining elements of qualitative and quantitative research approaches. The type of sampling chosen was non-probabilistic, being a convenience sample. To produce the information, two questionnaire surveys were applied: the first aimed at students currently attending the institution and the second at former students and held a focus group in order to understand the pedagogical team's vision in relation to training effectiveness and efficiency of the pedagogical strategies adopted. The interpretation of focus group data was made from content analysis. In addition, statistical analysis of the data collected in the questionnaires was performed using the SPSS software. The study found that some active methodologies influence student entrepreneurship learning, especially the integrative extension project, based on project-based learning, and that younger people are more prone to entrepreneurial behavior.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/99287
Direitos: openAccess
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