Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99216
Title: Desenvolvimento de um Sistema de Autorizações Médicas com Aplicação Móvel
Authors: Pereira, Marco
Orientador: Arrais, Joel Perdiz
Tinoco, Fernando
Keywords: Autorização; Alteração Terapêutica; iOS; Mobile; MedicineOne; Mensagens Clínicas; Profissional de Saúde; Serviços
Issue Date: 1-Jul-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O processo de alterações terapêuticas requer que caso o médico não se encontre em regime de presença permanente, se desloque à unidade de saúde para formalizar a alteração. Este procedimento baseia-se num meio de comunicação informal entre enfermeiro e médico, sem nenhum sistema que permita a monitorização da informação. Não obstante, origina custos acrescidos à unidade de saúde, além do tempo necessário para que a alteração terapêutica possa efetivamente ser aplicada. O presente relatório documenta uma solução tecnológica, com recurso a smartphones, que permite uma resolução rápida do processo, contribuindo para a minimização de problemas de responsabilização. Este estágio direciona-se para o desenvolvimento da solução denominada Autheras, composta por uma aplicação cliente para iPhone, assim como de um sistema central que permita que os médicos, ao trabalharem em diferentes unidades de saúde, e com diferentes sistemas Electronic Health Record, possam receber no seu telefone móvel todos os pedidos de autorização que lhes são endereçados. No desenvolvimento do sistema foi dada importância para que o mesmo possa estar preparado para que, no futuro, possibilite oferecer suporte às plataformas Android e Windows Phone.
Description: Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99216
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MarcoPereira2009114979_RelatórioFinal.pdf6.74 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

59
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

54
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.