Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/991
Title: Projecto mais-Pais : factores socioculturais e interpessoais do desenvolvimento numérico de crianças em idade pré-escolar: o nome dos números e o envolvimento dos Pais
Authors: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca 
Orientador: Gomes, Joaquim Ferreira
Bryant, Peter
Keywords: Psicologia da educação; Educação pré-escolar
Issue Date: 29-Mar-1999
Abstract: "A creative idea is in some sense a reformulation of existing ideas ; there is nothing completely new under the sun. (...)." (B.Rogoff, 1990, p.198) Na primeira parte deste trabalho é fundamentado um projecto de investigação e intervenção, em educação pré-escolar, cuja concepção, implementação e avaliação são discutidas na segunda parte. A teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygotsky constitui a teoria de referência do trabalho. Na intervenção efectuada foi avaliado o papel de duas variáveis socioculturais do desenvolvimento numérico da criança, especificamente: o envolvimento dos pais, em casa, em actividades de aprendizagem desenvolvidas pelo educador no jardim de infância; o nome dos números de dois dígitos, considerados do ponto do vista da clarificação que oferecem sobre a sua composição como conjuntos de dezenas e de unidades; considerando dois níveis socioeconómicos (baixo e médio/alto). O estudo empírico, classificado como quasi-experimental (nonequivalent group designs), decorreu durante os anos de 1993, 1994 e 1995, e envolveu 123 crianças, que no ano lectivo de 1993/94 frequentavam o último ano da educação pré-escolar, na zona urbana litoral de Coimbra e na zona rural/industrial interior de Seia, ambas na região Centro, assim como os respectivos pais e educadores dessas crianças. Os resultados obtidos mostram a importância de se implementar uma política integrada para o envolvimento dos pais na educação pré-escolar dos seus filhos, numa perspectiva mais global de munir a criança de instrumentos simbólico-culturais de pensamento e de comunicação que lhe permitam ser um cidadão integrado na sociedade em que se situa e interage.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/991
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 10

766
checked on Sep 29, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.