Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/991
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Joaquim Ferreira-
dc.contributor.advisorBryant, Peter-
dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:48:28Z-
dc.date.available2008-12-04T14:48:28Z-
dc.date.issued1999-03-29en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/991-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação, (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstract"A creative idea is in some sense a reformulation of existing ideas ; there is nothing completely new under the sun. (...)." (B.Rogoff, 1990, p.198) Na primeira parte deste trabalho é fundamentado um projecto de investigação e intervenção, em educação pré-escolar, cuja concepção, implementação e avaliação são discutidas na segunda parte. A teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygotsky constitui a teoria de referência do trabalho. Na intervenção efectuada foi avaliado o papel de duas variáveis socioculturais do desenvolvimento numérico da criança, especificamente: o envolvimento dos pais, em casa, em actividades de aprendizagem desenvolvidas pelo educador no jardim de infância; o nome dos números de dois dígitos, considerados do ponto do vista da clarificação que oferecem sobre a sua composição como conjuntos de dezenas e de unidades; considerando dois níveis socioeconómicos (baixo e médio/alto). O estudo empírico, classificado como quasi-experimental (nonequivalent group designs), decorreu durante os anos de 1993, 1994 e 1995, e envolveu 123 crianças, que no ano lectivo de 1993/94 frequentavam o último ano da educação pré-escolar, na zona urbana litoral de Coimbra e na zona rural/industrial interior de Seia, ambas na região Centro, assim como os respectivos pais e educadores dessas crianças. Os resultados obtidos mostram a importância de se implementar uma política integrada para o envolvimento dos pais na educação pré-escolar dos seus filhos, numa perspectiva mais global de munir a criança de instrumentos simbólico-culturais de pensamento e de comunicação que lhe permitam ser um cidadão integrado na sociedade em que se situa e interage.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesseng
dc.subjectPsicologia da educaçãoen_US
dc.subjectEducação pré-escolar-
dc.titleProjecto mais-Pais : factores socioculturais e interpessoais do desenvolvimento numérico de crianças em idade pré-escolar: o nome dos números e o envolvimento dos Paisen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-6680-9289-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 10

980
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.