Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/9900
Título: António da Silva Leite : criatividade e "moda" na música romântica portuense
Autor: Bessa, Rui Manuel Pereira da Silva 
Orientador: Cardoso, José Maria Pedrosa
Data: 30-Mar-2009
Citação: Bessa, Rui Manuel Pereira da Silva - António da Silva Leite : criatividade e "moda" na música romântica portuense. Coimbra, 2008.
Resumo: Este estudo pretende evidenciar a vida e obra de António da Silva Leite, compositor nascido no Porto em 1759 de uma família católica da média burguesia. Seguiu a carreira eclesiástica que veio a interromper quando era clérigo menor – in minoribus – e seguiu a carreira musical. Músico revelador de personalidade bem vincada, não hesitou em recorrer ao Tribunal Régio a pedir a nulidade de uma Ordem do Provisor do bispado, que afectava a vida profissional dos músicos, não obstante a sua formação ligada à Sé do Porto. Foi professor de muitos alunos para quem escreveu Estudo de Guitarra, obra importante na prática musical portuguesa. Compôs obras sacras e profanas, literárias e didáctico-pedagógicas, modinhas e hinos patrióticos. A confiança que mereceu das instituições que o convidaram para músico, “mestre de capela” e cerimónias, a contratação para maestro, compositor e director artístico do Teatro de S. João e a nomeação para Mestre de Capela da Catedral, revelam-no um homem competente, de grande saber e reconhecido pelos seus contemporâneos. A presente dissertação dará particular destaque à Missa Moisés, paródia da Ópera Mosè in Egitto de Gioacchino Rossini, que escreveu em idade avançada sendo o ponto alto da sua obra religiosa, revelando-se um compositor actual e actualizado, com uma linguagem criativa e perfeitamente enquadrada na “moda” do tempo.
This study intends to emphasize the life and work of António da Silva Leite, a composer born in Oporto in 1759, from a middle bourgeois catholic family. He followed an ecclesiastical career that he interrupted when he was a minor clergyman - in minoribus - and continued with a musical career. A musician with a distinctive personality, he did not hesitate to appeal to the Regal Court claiming the annulment of an Order from the diocese Provisor, which affected the musicians’ professional life, notwithstanding his education connected to the the Oporto Cathedral. He was a teacher to many students, for whom he wrote the Estudo de Guitarra, an important work in Portuguese musical practice. He composed both religious and profane music, literary and didactic-pedagogical works, “modinhas” and patriotic hymns. The preference he earned from institutions that have hired him as a musician, ceremony and “chapel master”, the engagement as a maestro, composer and artistic director of the “S. João” Theatre and the nomination to be the Cathedral’s Chapel Master, have proved him to have been a proficient and intelligent man, recognized by his peers. This thesis will focus particularly on the Moisés Mass, a parody of the Opera Mosè in Egitto from Gioacchino Rossini (written in his old age, and having become his master religious work), revealing a contemporary and up to date composer, with a creative language perfectly framed in his time’s “fashion”.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências Musicais (Ciências Musicais Históricas) apresentada à Fac. Letras da Univ. Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/9900
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
20081106_TeseDefinitiva_CapitulosCD.pdf52.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

859
Visto em 30/abr/2024

Downloads 20

1.357
Visto em 30/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.