Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98928
Title: Relatório final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, junto da Turma 10º F, no ano letivo de 2015/2016
Other Titles: Perceção da importância da diferenciação pedagógica na melhoria do processo ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física.
Authors: Jesus, Daniela Marques
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Diferenciação Pedagógica; Teaching Practice; Physical Education; Reflection; Pedagogical differentiation
Issue Date: 2016
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico é o culminar do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Onde se pretende ver reconhecidas todas as capacidades, conhecimentos e experiências que o professor estagiário reúne e adquiriu no final da sua formação académica. Esta oportunidade que nos é dada antes de ingressar no mercado de trabalho dá-nos a possibilidade de vivenciar e contatar com a realidade da profissão futura, dando competências e colocando em prática toda a teoria lecionada nos anos de formação académica. A construção deste relatório foi realizada tendo por base o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo com a intervenção de grande parte da comunidade educativa. A turma do 10º F do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde sendo o principal instrumento responsável das diversas reflexões e considerações realizadas ao trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física, sendo esta também parte fundamental de alguns projetos desenvolvidos no âmbito de Projetos e Parcerias Educativas e Organização Escolar. Com a elaboração deste relatório, pretende-se enfatizar a relevância do Estágio Pedagógico através da exposição crítica e reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo de lecionação e intervenção docente. A exposição das experiências e aprendizagens realizadas não se restringe à lecionação das aulas de Educação Física, o leque de funções desempenhadas ao longo do ano foi bastante vasto e enriquecedor. No desenrolar do ano letivo e das práticas realizadas como docente um dos temas que despertou interesse e importância foi a diferenciação pedagógica. Pois houve, sempre, a preocupação de levar a nossa cultura educativa a todos mas de forma diferenciada, para que nenhum dos alunos se sentisse excluído ou menos válido, tentando extrair de cada um deles as suas melhores capacidades, sempre com reforço positivo e incentivos à melhoria e à progressão. Foi neste âmbito de intervenção que se desenvolveu o trabalho do tema problema.
The Teaching Training is the culmination of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. Where you want to see recognized all the skills, knowledge and experience that the trainee teacher gathers and acquired at the end of their education. This opportunity given to us before joining the labor market gives us the opportunity to experience and contact with the reality of future profession, giving skills and putting into practice all the theory taught in years of academic training. The construction of this report was carried out based on the work done in high school Man Christ with the use of much of the educational community. The class of 10º F Course Health Assistant Professional, being the main instrument in charge of the various reflections and considerations made to work in Physical Education, which is also a fundamental part of some projects developed under projects and Partnerships Education and School Organization. With this report, we aim to emphasize the importance of teaching practice through critical and reflective display of all the work done throughout the teaching and educational intervention process. The exhibition of experiences and learning carried out is not limited to the teaching of physical education classes the range of functions performed throughout the year was quite vast and enriching. In the course of the school year and the practices carried out as a teacher one of the issues that aroused interest and importance was the pedagogical differentiation. Because there was always the concern to bring our educational culture at all but in a different way, so none of the students feel excluded or less valid, trying to extract each of them the best of his abilities, always with positive reinforcement and incentives improvement and progression. It was in this context of intervention that has developed the work of the theme problem.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/98928
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Daniela_Jesus.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

178
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

242
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.