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https://hdl.handle.net/10316/98887
Título: | A Policromia do Arco da Capela da Universidade | Autor: | Pedro, Diana Vaz | Orientador: | Gil, Francisco Pimentel, António Manuel Filipe Rocha |
Palavras-chave: | policromia sobre pedra; Arco da Capela de S. Miguel; polychromy on stone; arch of São Miguel’s Chapel | Data: | Set-2015 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A Pintura do Arco da Capela de São Miguel é tecnicamente uma policromia aplicada a um suporte
pétreo estrutural, com o objetivo de enriquecer um elemento construtivo. Por definição esta é uma pintura
mural, pois encontra-se integrada num elemento construtivo estrutural, embora tecnologicamente não encaixe
nas diferentes técnicas da pintura mural. Esta técnica pictórica não tem um lugar até ao momento na História
da Arte Portuguesa. Quando procuramos referências às diferentes técnicas da pintura mural, nos principais
estudos até ao momento publicados sobre o assunto em Portugal, constatamos que a terminologia usada é
variada. Ao nível da terminologia nos estudos europeus, este referem sempre esta área artística como:
painting in stone, stone painting ou polychromy on stone, isto é, policromia sobre pedra ou pintura sobre
pedra. Quando confrontamos as instruções técnicas provenientes da tratadística, com as investigações
realizadas aos materiais empregues na pintura sobre pedra, constatamos que algumas vezes foram colocadas
em prática. A aplicação de uma camada de preparação, tal como é proposta por Eraclius, foi encontrada em
diversos monumentos franceses e italianos. Na Capela de São Miguel não é percetível o uso de encolagem,
mas foi aplicada uma camada de preparação à base de branco de chumbo. Relativamente aos processos de
douramento descritos na tratadística, encontramos as receitas de mordentes do Manuscrito de Strasburg e do
Manuscrito de Pádua, que indicam o uso de pigmentos vermelhos aglutinados em óleos secativos como
mordente, que funciona oticamente como camada de preparação na função de bólus. Este foi o procedimento
que encontramos no douramento subjacente no arco da Capela de São Miguel, bem como nos capitéis dos
janelões da nave do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. The painting layers of the arch of São Miguel’s Chapel are technically a polychrome applied to a structural stone support, in order to enrich the constructive elements. By definition, this is a wall painting, once it’s integrated in a structural building element, although technologically does not fit the different techniques of wall painting. This pictorial technique does not have a place so far in the History of Portuguese Art. When looking for references about different techniques of wall painting in the main studies so far published in Portugal, we found that the terminology is varied. Terminology in European studies refer this area as “painting in stone”, “stone painting” or “polychromy on stone”. When comparing the instructions from the technical treatises with investigations on painting on stone, we found that sometimes these instructions were put into practice. The application of a preparation layer as Eraclius proposed was found in many French and Italian monuments. In the Chapel of São Miguel sizing was not found, but a ground layer of white lead base was applied. For the gilding process described in treatises, we found recipes in the Strasburg and Padua Manuscripts that indicate the use of red pigments in siccative oils as mordant, which functions optically as the ground layer for gilding. This procedure was applied in the underlying gilding in the arch of São Miguel’s Chapel and the capitals of the large windows in the Monastery of Santa Cruz de Coimbra. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Conservação e Restauro apresentada ao Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/98887 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado |
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