Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/985
Title: A voz na constituição do sujeito e na clínica do autismo : o nascimento do outro e suas vicissitudes
Authors: Ferreira, Inês Catão Henriques 
Orientador: Rivera, Tania Cristina
Dias, Carlos Amaral
Keywords: Psicopatologia das crianças; Autismo
Issue Date: 14-Jun-2006
Citation: Ferreira, Inês Catão Henriques - A voz na constituição do sujeito e na clínica do autismo : o nascimento do outro e suas vicissitudes. Coimbra, 2005.
Abstract: A presente pesquisa propõe-se examinar as operações que presidem o estabelecimento do funcionamento psíquico em seus primórdios, utilizando como referencial teórico a psicanálise. O estudo propõe uma abordagem metapsicológica do tema da voz e da psicopatologia da primeira infância, baseado nos pressupostos de Sigmund Freud e de Jacques Lacan, para interrogar o momento mítico de incorporação da linguagem. Parte-se da noção freudiana de pulsão – a qual, por definição, articula o psíquico e o somático – para, com Lacan, interrogar o papel da pulsão invocante na articulação do significante com o corpo. Várias pesquisas dos últimos 30 anos permitem atribuir à voz um papel primordial na instalação de um funcionamento significante mínimo. O exame do fracasso na estruturação de um corpo pulsional, através do exemplo clínico do autismo, demonstra a importância da instauração de um circuito da pulsão em três tempos e, em particular, do circuito da invocação, no advento da instância do Outro e na constituição do sujeito. A presente pesquisa propõe que, no autismo, a voz não se constitui enquanto função psíquica. Um evitamento selectivo da voz, seja defensivo ou primário, faz com que esta permaneça como puro som, ruído. O estudo permite afirmar também a importância de um diagnóstico precoce de risco para o desenvolvimento infantil e propõe que a voz deve ser utilizada como indicador clínico primordial. Palavras-chave: voz, autismo, constituição do sujeito, pulsão, pulsão invocante, letra, corpo.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Clínica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/985
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 5

1,214
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.