Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/98186
Título: Plugin interativo para suporte à aprendizagem de programação
Outros títulos: Interative plugin to support programming learning
Autor: Ferreira, Alexandre Américo Monteiro
Orientador: Mendes, António José Nunes
Palavras-chave: Programming Introduction; Program Visualization; Construction and simulation of algorithms; Moodle; Introdução à Programação; Construção e simulação de algoritmos; Fluxogramas; Moodle
Data: 3-Nov-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Plugin interativo para suporte à aprendizagem de programação
Local de edição ou do evento: DEI- FCTUC
Resumo: Nas últimas décadas, a área da informática tem tido um crescimento exponencial, que tem vindo sempre a acelerar ao longo dos anos. Atualmente, esta área está completamente integrada na sociedade e representa partes indispensáveis do quotidiano das pessoas. Desta forma, o desenvolvimento desta indústria tem-se intensificado e há, cada vez, mais empresas com um papel ativo na evolução deste setor já que existe uma necessidade crescente de desenvolvimento. De igual forma, a produção destas empresas é maior, o que resulta num crescimento da procura de profissionais qualificados para integrar as suas equipas. O aumento da oferta e a boa remuneração deste tipo de cargos é a conjugação perfeita de fatores que têm atraído cada vez mais jovens à procura de uma carreira profissional de sucesso, a candidatarem-se a cursos superiores na área de informática. Contudo, nestes cursos, é frequente que uma grande parte dos estudantes se deparem com dificuldades iniciais por não conseguirem entender e aplicar os conceitos ensinados em unidades curriculares de Introdução à Programação, acabando por desistir. Tendo em vista esta realidade, surge uma proposta descrita neste documento com o intuito de contribuir para a solução destes problemas que muitos estudantes sentem quando ingressam em cursos de programação. O projeto que integra a proposta mencionada refere-se a um plugin de construção e simulação de algoritmos para o Moodle. Este plugin foca-se na construção de uma plataforma que permita aos estudantes construírem programas através de fluxogramas e observarem a animação da execução dos programas construídos. O objetivo principal é o de facilitar a aprendizagem inicial de programação por parte dos estudantes, reforçando aspetos que facilitem a apreensão de conceitos lecionados em sala de aula e a sua aplicação, de forma a que estes consigam melhor visualizar e concretizar conceitos mais abstratos de programação.
In the last decades, the IT area has grown exponentially, which has always been accelerating over the years. Currently, this area is completely integrated into society and represents indispensable parts of people's daily lives. Thus, this industry's development has intensified, and there are, increasingly, more companies with an active role in the evolution of this sector as there is a growing need for development. Likewise, these companies' production is higher, which increases the demand for qualified professionals to integrate their teams. The increase in the offer and the good remuneration of these types of positions is the perfect combination of factors that have attracted more and more young people looking for a successful professional career to apply for higher education courses in information technology. However, in these courses, it is frequent that many students face initial difficulties because they are unable to understand and apply the concepts taught in Introduction to Programming curricular units, eventually giving up. Because of this reality, there is a proposal described in this document to contribute to the solution of these problems that many students experience when entering programming courses. The project that integrates the mentioned proposal refers to an algorithm building and simulation plugin for Moodle. This plugin focuses on building a platform that allows students to build programs using flowcharts and observe the animation of the built programs' execution. The main objective is to facilitate students' initial learning of programming, reinforcing aspects that facilitate the apprehension of concepts taught in the classroom and their application so that they can better visualize and concretize more abstract concepts of programming.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/98186
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2016240875Dissertação.pdf3.65 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

66
Visto em 17/jul/2024

Downloads

138
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons