Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97438
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
Outros títulos: Pedagogical Internship Report
Autor: Real, Vera Monica Santos
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Perceção; Prática Pedagógica; Reflexão ; Physical Education; Teacher Training; Perception; Pedagogical Practice; Reflexion
Data: 2-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE
Local de edição ou do evento: Marinha Grande, ESECD
Resumo: A representação de todo o processo de desenvolvimento ocorrido durante o Estágio Pedagógico está presente neste relatório. Contem a descrição de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de formação académica, onde é realizada a transição da teoria à prática e a passagem da entidade de aluno para professor.Representando a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, este foi desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma 9ºD, no decorrer do ano letivo de 2020/2021. Neste relatório está representada toda a componente prática realizada, expondo todas as decisões, estratégias, sucessos e fracassos sentidos. Está descrito o planeamento, realização e avaliação das práticas. Este documento está projetado em três capítulos, o primeiro, respeitante à caracterização do contexto da prática pedagógica, o segundo, dividido por quatro áreas de atuação - as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas, e a atitude ético-profissional. O terceiro capítulo, é alusivo à investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, a apresentação do Tema-Problema, “Perceções dos alunos sobre a diferenciação nas aulas de Educação Física consoante o sexo”. Objetivos do estudo são: conhecer o nível de decisão dos alunos nas aulas, determinar a composição dos grupos de trabalho, conhecer a forma de gestão do tempo das atividades, identificar as formas de trabalho nas aulas, determinar os níveis de dificuldade das atividades nas aulas, identificar a existência de atividades diversificadas, conhecer a perceção de adequação de atividades, identificar as consequências do Covid-19 para a Educação física e por último determinar a existência de diferenças na perceção, entre sexos.
The representation of the entire development process that took place during the Pedagogical Internship is present in this report. It contains the description of knowledge acquired over the years of academic training, where the transition from theory to practice and the transition from student to teacher takes place. Representing the completion of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, this was developed at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, with the 9thD class, during the school year of 2020/2021. This report represents the entire practical component carried out, exposing all the decisions, strategies, successes and failures felt. The planning, implementation and evaluation of practices is described. This document is designed in three chapters, the first, concerning the characterization of the context of pedagogical practice, the second, divided into four areas of action - teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. The third chapter, alludes to the research developed throughout the school year, the presentation of the Theme-Problem, “Students' perceptions about the differentiation in Physical Education classes according to gender”. Objectives of the study are: to know the level of decision of students in classes, determine the composition of work groups, know how to manage the time of activities, identify ways of working in classes, determine the levels of difficulty of activities in classes , identify the existence of diversified activities, know the perception of adequacy of activities, identify the consequences of Covid-19 for Physical Education and finally determine the existence of differences in perception, between genders.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97438
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
VR_Relatório de Estágio_31_10_2021.pdf3.04 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

76
Visto em 8/mai/2024

Downloads

11
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons