Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97425
Title: Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 8ºG, no ano letivo 2020/2021. A perceção da professora estagiária e respetivos alunos, sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de ef: estudo comparativo entre o início e o final do ano letivo
Other Titles: EDUCATIONAL INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED IN ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS, WITH THE CLASS G OF YEAR 8, DURING THE SCHOOL YEAR 2020/2021 "ASSOCIATED TEACHER’S AND STUDENT’S PERCEPTION ABOUT THE EDUCATIONAL INTERVENTION IN A PHYSICAL EDUCATION CLASS: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE BEGINNING AND THE END OF THE SCHOOL YEAR"
Authors: Coutinho, Ana Rita Valdez Pacheco
Orientador: Pereira, Artur Manuel Romão
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Reflexão; Estratégias; Physical Education; Educational Internship; Reflection; Strategies
Issue Date: 9-Dec-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS, JUNTO DA TURMA DO 8ºG, NO ANO LETIVO 2020/2021 “A PERCEÇÃO DA PROFESSORA ESTAGIÁRIA E RESPETIVOS ALUNOS, SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA AULA DE EF: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O INÍCIO E O FINAL DO ANO LETIVO”
Place of publication or event: Escola Básica 2,3 Martim de Freitas
Abstract: The following report regards a profound reflexion about the educational internship developed in Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, during the school year 2020/21 with the class G of year 8 (high school). The main goal of this research is to integrate the associate professors in the school community by giving them the once in a lifetime opportunity of improving their teaching skills in a realistic school context, through an orientated and supervised guidance. This report is inserted in the curricular subject Educational Internship, located between the 3rd and 4th semester of the study plan of the following Master “Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário” (University of Coimbra). We consider that this educational internship established our ground base of educational training in a year filled with challenges and constant learnings. Regarding the main structure of the following report there are three major chapters, being the first of them the explanation of the developed method, where the main expectations and the training’s project are both explained. The second chapter regards the reflexive analysis that circles the educational practice improved during the school year, strengthening all the learnings and different strategies used not only in planning and accomplishing, but also in evaluating, with the respective explanation of the choices made. In this chapter is also added a summary surrounding the responsibility of scholar sports coordinator, where a reflexion regarding its ethical-professional attitude is made. Last but not least, there is also a reflexion about the long-distance teaching method applied during this school year, due to the circumstances. The third and last chapter exploits in a deeper way this report’s theme/problem, namely the “associated teacher’s and student’s perception about the educational intervention in a physical education class: a comparative study between the beginning and the end of the school year”. Throughout this chapter it becomes possible to understand the perception students have when talking about the PE classes and the biggest divergences in their answers and in the associated teacher’s answers.
O presente relatório de estágio diz respeito a uma profunda reflexão acerca do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, no ano letivo 2020/ 2021, junto da turma G do 8º ano de escolaridade. O principal objetivo do estágio é integrar os professores estagiários na comunidade escolar, dando uma oportunidade ímpar de desenvolver competências docentes em contexto real, através de uma intervenção pedagógica supervisionada e orientada.Este relatório de estágio encontra-se inserido no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico, que se encontra no 3º e 4º semestre do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. Consideramos que o estágio pedagógico constituiu a nossa base de formação e um ano repleto de desafios e aprendizagens. O relatório de estágio está subdividido em 3 capítulos, sendo que no primeiro é feita a contextualização da prática desenvolvida, onde são referidas as expectativas iniciais e o projeto de formação. O segundo capítulo envolve a análise reflexiva em torno de prática pedagógica desenvolvida ao longo deste ano letivo, enaltecendo todas as aprendizagens consolidadas e estratégias utilizadas ao nível do planeamento, realização e avaliação, com a devida justificação das opções tomadas. Neste capítulo é realizado um balanço em torno do acompanhamento do cargo de coordenador do desporto escolar, é também realizada uma reflexão em relação à atitude ético-profissional e por fim uma reflexão acerca do Ensino à Distância que foi aplicado neste ano letivo.O terceiro capítulo diz respeito ao aprofundamento do tema/ problema, este estudo foi realizado em torno de: “A perceção da professora estagiária e respetivos alunos, sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de EF: estudo comparativo entre o início e o final do ano letivo”. Através do mesmo é possível perceber a perceção que os alunos têm em relação às aulas de educação física bem como identificar as maiores divergências entre as respostas dos alunos e da professora estagiária.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97425
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE_ Ana Rita Coutinho_31.10.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

57
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

74
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons