Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97422
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
Other Titles: Internship report developed at the Marquês de Marialva Basic School, with class F of the 8th grade, during the academic year 2019/2020 SATISFACTION SURVEY IN PHYSICAL EDUCATION: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN FEDERATED AND NON FEDERATED STUDENT ATHLETES
Authors: Carvalho, João Manuel Almeida
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Desporto Federado; Teacher Training; Physical Education; Reflection; Federated Sport
Issue Date: 17-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica Marquês de Marialva junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2019/2020 PERCEÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS FEDERADOS E NÃO FEDERADOS
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório representa todo o processo desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, este é um momento em que as aprendizagens adquiridas ao longo dos anos de formação académica são aplicadas, existindo assim uma transição da teoria à prática bem como uma alteração de função, de aluno para professor, sendo esta, uma aplicação inserida num contexto real de ensino. Representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que foi desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, com a turma F do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo de 2019/2020.Tudo o que este documento descreve vai de encontro às experiências vividas ao longo do Estágio Pedagógico, relatando a componente prática realizada diariamente na escola. Apresenta também as decisões, sucessos e fracassos sentidos durante o Estágio Pedagógico descrevendo as fases do planeamento, realização e avaliação desenvolvidas, tendo em vista, o sucesso, a evolução dos alunos e a sua aprendizagem, bem como a nossa participação no meio escolar. A informação mais relevante está dividida em quatro grandes áreas: área 1- atividades de ensino aprendizagem; área 2 – atividades de organização e gestão escolar; área 3 – projeto e parcerias educativas e por fim, a área 4 – atitude ético-profissional.É ainda exposto, o nosso aprofundamento do tema problema, onde é realizado um estudo que tem como principal objetivo verificar se a prática de desporto federado influencia a satisfação dos alunos em relação às aulas de Educação Física.
This report represents the entire process developed during the Teacher Training, this is the period when all the learning acquired over the years of academic training is applied, occurring a transition from theory to practice as well as a change of role, from a student to a teacher, being this application inserted in a real teaching context. Representing the conclusion of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, which was developed at the Marquês de Marialva Basic School, with class F of the 8th grade, during the academic year 2019/2020.Everything that this document describes is in line with the experiences lived during the Teacher Training, reporting the practical component performed daily at school. It presents the decisions, the successes, and the failures felt during the Teacher Training describing the planning stages, implementation, and evaluation developed with a view to the success and evolution of students and their learning, as well as our participation in the school environment. The most relevant information divides into four main areas: area 1- teaching and learning activities; area 2 - school organization and management activities; area 3 - educational project and partnerships, and finally, area 4 - ethical-professional attitude. It also states, our deepening study, where is done a study in which the main objective is to verify if the practice of federated sport influences the students' satisfaction with Physical Education classes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97422
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_Joao_Carvalho.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

51
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

58
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons