Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97411
Title: Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT SÃO BERNARDO BASIC SCHOOL, WITH THE 9TH GRADE G CLASS, IN THE 2020/2021 SCHOOL
Authors: Lascarim, António Jorge Charana
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: , Pedagogical Perception; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Practice; Reflective Analysis; Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Análise Reflexiva; Perceção Pedagógica
Issue Date: 9-Dec-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA Nº2 DE SÃO BERNARDO, JUNTO DA TURMA G DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2020/2021
Place of publication or event: Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra.
Abstract: The pedagogical teacher training was developed at the São Bernardo Basic School No. 2, of the José Estêvão Schools Group, with the G class of the 9th grade, in the 2020/2021 school year.This pedagogical teacher training report represents the use of theoretical knowledge, acquired during the Masters and applied in a context of supervised practice, as a Physical Education teacher. This educational action contributed to our formation through the authenticity lived in this role of teacher and will mark us for our future professional formation. This report intends to expose our observation and reflection on the teacher training.Thus, this document was divided into three chapters, the first is about our initial expectations and about the context where the practice was developed, here we characterize the school, the class, the internship nucleus, and the physical education department.In the second chapter we analyze and reflect on our pedagogical intervention in the various areas of teaching action, in the teaching-learning area we reflect on the planning and pedagogical strategies of instruction, management, climate, discipline, assessment, support and distance learning, on the area of activities and school management, we appreciate and describe the work of advising the class director, in the area of educational projects and partnerships, we present the projects and extra-curricular activities that the internship participants carried out and, finally, the area of ethics and attitude professional, where we reflect and refer to the actions of training attended.In the last and third chapter we present the study, called “the perception of the intern teacher, the students and the guiding teacher about the pedagogical intervention in the context of physical education classes”, where we will analyze this issue in more depth. We can conclude that there was initially, at first, a divergent perception of the trainee teacher, but that over the course of the school year, the perceptions of the students and the guiding teacher came closer.
Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, representa a sua conclusão como relatório do estágio pedagógico. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica Nº2 de São Bernardo, do Agrupamento de Escolas José Estêvão, junto da turma G do 9ºano de escolaridade, no ano letivo 2020/2021.O presente relatório, de estágio pedagógico, representa a utilização dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o Mestrado e aplicados num contexto de prática supervisionada, na função de professor de Educação Física. Esta ação educativa contribuiu para a nossa formação através da autenticidade vivida, nesta função de professor, e marcar-nos-á para a nossa formação profissional futura. Este relatório pretende expor a nossa análise e reflexão sobre a realização do estágio. Assim, o presente documento foi dividido em três capítulos, o primeiro é sobre as nossas expetativas iniciais e sobre o contexto onde a prática foi desenvolvida, aqui caracterizamos, a escola, a turma, o núcleo de estágio e o departamento de educação fisica.No segundo capítulo analisamos e refletimos sobre a nossa intervenção pedagógica nas várias áreas da ação do ensino, na área do ensino-aprendizagem refletimos sobre o planeamento e as estratégias pedagógicas da instrução, gestão, clima, disciplina, avaliação, coadjuvação e ensino à distância. Sobre a área das atividades e gestão escolar, apreciamos e descrevemos o trabalho de assessoria à diretora de turma. Na área dos projetos e parcerias educativas apresentamos os projetos e atividades extracurriculares que os intervenientes do estágio concretizaram, por fim, a área da ética e atitude profissional, onde refletimos e referimos as ações de formações frequentadas. No último e terceiro capítulo apresentamos o estudo, denominado “a perceção do professor estagiário, dos alunos e da professora orientadora sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de educação física”, onde analisaremos este tema problema mais aprofundadamente. Podemos concluir que houve inicialmente, num primeiro momento, uma perceção divergente do professor estagiário, mas que ao longo do ano letivo foi-se aproximando das perceções dos alunos e da professora orientadora.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97411
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio_António_Lascarim_2018225278.pdf7.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

33
checked on May 8, 2024

Download(s)

109
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons