Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97400
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria no ano letivo de 2020/2021 - Identificação das divergências e convergências dos alunos em relação à intervenção pedagógica dos professores de educação física em diferentes fases da carreira docente
Other Titles: Teacher Training Report developed at the Lima-de-Faria Secondary School in the 2020/2021 school year - Identification of divergences and convergences of students in relation to the pedagogical intervention of physical education teachers at different stages of the teaching career
Authors: Santos, Pedro Miguel Terreiros dos
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Prática Pedagógica; Perceção; Fases da Carreira Profissional; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Practice; Perception; Professional Career Stages
Issue Date: 10-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria no ano letivo de 2020/2021 - Identificação das divergências e convergências dos alunos em relação à intervenção pedagógica dos professores de educação física em diferentes fases da carreira docente
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e Escola Secundária Lima-de-Faria
Abstract: O presente relatório revela o processo desenvolvido no Estágio Pedagógico, descrevendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica anteriores, realizando a transição da teoria à prática e da função de aluno para professor, contemplando aqui toda a aplicação inserida num contexto real de ensino. Considerando o Estágio Pedagógico como a etapa de conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, este foi desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, junto da turma LF1 do 8.º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo de 2020/2021.Este relatório mostra todas as decisões, estratégias, sucessos e fracassos sentidos durante o Estágio Pedagógico, descrevendo o planeamento, a realização e avaliação das práticas, adotando um papel refletivo e procurando sempre evoluir nas tomadas de decisões, de modo a melhorar a qualidade de ensino possível e consequente crescimento e sucesso dos alunos.Neste sentido, este documento apresenta três capítulos associados a contextos diferentes. O primeiro capítulo consiste na caracterização do contexto da prática pedagógica, abordando o meio envolvente e os agentes intervenientes, nomeadamente a escola, grupo disciplinar, núcleo de estágio e a turma. O segundo, organizado em quatro áreas – atividade de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional, está associado à análise reflexiva da prática pedagógica e, por último, o terceiro capítulo, relativo a um estudo de investigação desenvolvido ao longo do ano letivo que procurou investigar a intervenção pedagógica do docente de Educação Física com base na perceção de professores e respetivos alunos.
This report reveals the process developed in the Teacher Training, describing the application of knowledge acquired during previous years of academic training, making the transition from theory to practice and the role of student to teacher, contempling here all the application inserted in a real teaching context of teaching. Considering the Teacher Training as the completion stage of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, this was developed at the Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede, together of the LF1 class of the 8th year of schooling, during the 2020/2021 school year.This report shows all the decisions, strategies, successes and failures felt during the Teacher Training, describing the planning, implementation and evaluation of practices, adopting a reflective role and always seeking to evolve in decision making, in order to improve the quality of teaching possible and consequent growth and success of students.In this sense, this document presents three chapters associated with different contexts. The first chapter consists of characterizion the context of the pedagogical practice, addressing the environment and the intervening agents, namely the school, disciplinary group, internship nucleus and the class. The second, organized into four areas - teaching-learning activity, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude, is associated with the reflective analysis of pedagogical practice and, finally, the third chapter, on a research study developed throughout the school year that sought to investigate the pedagogical intervention of the physical education teacher based on the perception of teachers and their students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97400
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_Pedro_Santos_2014199553.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

48
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

38
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons