Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97397
Title: Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
Other Titles: Internship report developed at The Integrated Basic School C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia with the 9ºG class in the school year 2020/2021. Impact of The Paralympic Week on the Attitudes of 14-year-old students of the Ferrer Correia School towards inclusion.
Authors: Neves, Rita Daniela da Costa
Orientador: Campos, Maria João Carvalheiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Semana Paralímpica; Impacto das atitudes; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Intervention; Paralympic Week,; Impact of attitudes
Issue Date: 5-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
Place of publication or event: Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento é o resultado da experiência profissional desenvolvida ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2020/2021, com a turma G do nono ano de escolaridade. Este é o momento em que o estudante se coloca pela primeira vez no papel de professor. Este é um ano que se apresenta como um ano muito importante, se não um dos mais importantes, da formação académica dos estudantes-estagiários e futuros professores.Assim, este relatório, em jeito de reflexão, relata o choque com a realidade e a sua superação através de todas as experiências, as vivências e os desafios que foram surgindo ao longo do EP. Este encontra-se assim, dividido em três capítulos, iniciando-se com uma contextualização da prática este é composto pelos seguintes subtítulos: expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto da prática de ensino. O segundo capítulo diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, no qual se realiza uma reflexão mais profunda sobre várias áreas que são parte integrante do EP, nomeadamente, as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Iremos ainda neste capítulo relatar a experiência enquanto professores-estagiários no Ensino à Distância. Por último o terceiro capítulo está destinado ao aprofundamento do Tema-Problema, este é caracterizado pela verificação do impacto das atitudes dos alunos com 14 anos, após o evento “Semana Paralímpica”, conta com uma amostra de 33 participantes.
This Teacher Training Report appears within the curricular unit Teacher Training, from the 2nd year of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This document is the result of the professional experience developed throughout the Teacher Training, held at the Integrated Basic School with J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, in the school year 2020/2021, with class G of the ninth year of schooling.This is the moment when the student puts himself in the role of a teacher for the first time. This is a year that presents itself as a very important one, if not the most important, of the academic training of trainee students and future teachers.Thus, this report, in a way of reflection, reports the clash with reality and its overcoming through all the experiences, experiences and challenges that were arising throughout the EP. This is thus divided into three chapters, starting with a contextualization of the practice, which consists of the following subtitles: initial expectations, the formative project and the characterization of the context of teaching practice. The second chapter concerns the reflexive analysis of pedagogical practice, in which I carry out a deeper reflection on several areas that are an integral part of the PE, namely, teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude. In this chapter, we will also report on the experience as trainee teachers in Online Learning. Finally, the third chapter is intended to deepen the Problem Theme, which is characterized by the verification of the impact of the attitudes of 14-year-old students, after the event "Paralympic Week", with a sample of 33 participants.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97397
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio_RN.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

61
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

50
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons