Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97395
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma 9ºB no ano letivo de 2020/2021
Other Titles: Teacher Training Report developed in Vilarinho do Bairro's Basic School along with 9th B class in the 2020/2021 school year
Authors: Matos, João Paulo Bouça Nova Torres de
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Reflexão; Semana Paralímpica; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Practice; Reflection; Paralympic Week
Issue Date: 6-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma 9ºB no ano letivo de 2020/2021
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio constitui a última etapa da nossa formação enquanto discentes do Mestrado em Ensino e Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e representa todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. Este estágio foi realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, em Anadia, junto das turmas A e B do 9º ano de escolaridade, durante o ano letivo de 2020/2021. Durante este ano, é oferecida ao formando a oportunidade de experienciar e adquirir novas aprendizagens, enquanto docente da disciplina de Educação Física, bem como aplicar todos os conhecimentos inerentes à sua formação académica, num contexto de prática real. Neste sentido, o Relatório de Estágio tem como objetivos principais demonstrar todo o trabalho prático desenvolvido durante o ano letivo, descrevendo as estratégias utilizadas, as decisões tomadas, e seus ajustamentos, bem como os valores transmitidos e adquiridos. Este trabalho retrata todo o planeamento, realização e avaliação da prática docente, adotando um papel reflexivo acerca do que foi produzido. Durante este processo, procurou-se sempre obter as melhores estratégias e tarefas, com o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem e, assim, ajudar os alunos a alcançarem o sucesso escolar e pessoal.Posto isto, este documento encontra-se estruturado em três capítulos: o primeiro capítulo é referente à caracterização do contexto da prática pedagógica; o segundo diz respeito à análise reflexiva da prática pedagógica e está repartido por quatro áreas de atuação, sendo elas: as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e, por fim, a atitude ético-profissional; o terceiro capítulo, correspondente ao aprofundamento do Tema-Problema, inclui um trabalho de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, cujo objetivo foi estudar o impacto de um evento de natureza inclusiva, designado por “Semana Paralímpica” nas atitudes dos alunos da EBVB face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.
This report is the last stage of our training as students of Master’s degree in Teaching and Physical Education in Basic and Secondary Education at Faculty of Sports Sciences and Physical Education, of Coimbra’s University, and represents all the work developed during the Teacher Training. This training was conceived at Vilarinho do Bairro’s Basic School, in Anadia, with classes A and B of the 9th year of schooling, during the 2020/2021 academic year. During this year, the trainee has the opportunity to experience and acquire new learning skills as a Physical Education teacher, and apply all the knowledge inherent to his academic training, in a context of real practice.In this sense, the main aims of this report are to demonstrate all the practical work developed during the academic year, describing all the strategies used, the decisions made, and their adjustments, as well as the values transmitted and acquired. This work portrays all the planning, realization and evaluation of the teaching practice, while adopting a reflective role about what was produced. During this process, we have always tried to obtain the best strategies and tasks, with the objective of improving the teaching-learning process and, therefore, helping the students to achieve academic and personal success.Thus, this document is organized in three chapters: the first chapter refers to the characterization of the pedagogical practice context; the second concerns the reflexive analysis of the pedagogical practice and is divided into four areas of activity, namely: teaching and learning activities, organization and school management activities, educational projects and partnerships and, finally, the ethical-professional attitude; the third chapter, related to the deepening of the Problem-Theme, includes a research work, developed throughout the school year, with the aim of studying the impact of an inclusive event, called “Paralympic Week” in the attitudes of EBVB students towards the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97395
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_João_Matos.pdf6.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

44
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

53
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons