Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97390
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
Other Titles: Teacher Training Report developed in Vilarinho do Bairro's Basic School along with 8th A class in the 2020/2021 school year
Authors: Pereira, Afonso Nuno de Almeida Alves
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Reflexão; Inclusão; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Pratice; Reflection; Inclusion
Issue Date: 6-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório representa uma reflexão em torno do nosso desenvolvimento ao longo do Estágio Pedagógico. Este momento consiste no culminar entre 5 anos de estudo académico transportado para a prática real do Ensino da Educação Física. Este relatório coincide também com a fase de conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra. O trabalho foi desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Anadia, junto das turmas do 8ºA e do 9ºA anos de escolaridade durante o ano letivo 2020/2021. Ao longo de todo o relatório apresentámos uma parte expositiva acerca do trabalho realizado nas mais diversas áreas e momentos desde: as decisões, as estratégias, os sucessos e fracassos, as inovações, os documentos concebidos entre tantos outros aspetos fundamentais da vida docente e outra parte que consiste em refletir sobre os aspetos mais importas que foram expostos. Desta maneira este trabalho demonstra a nossa ação didático-pedagógica que vivenciámos desde a conceção, o planeamento, realização até ao momento final de balanço e avaliação de todo o nosso trabalho. Ao longo da leitura do mesmo poderemos observar quais os valores que pretendemos transmitir e o que consideramos mais importante como futuros agentes de Ensino. O documento encontra-se subdividido em três grandes capítulos que representam contextos diferentes. O primeiro capítulo consiste na caracterização do contexto da prática pedagógica, onde realizamos uma contextualização do meio envolvente e as condições a que fomos sujeitos durante a realização do Estágio. O segundo capítulo consiste numa Análise Reflexiva da Prática Pedagógica fazendo uma análise de quatro áreas – atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional. O terceiro capítulo é relativo ao aprofundamento do nosso tema-problema que consistiu no estudo do impacto de uma semana paralímpica nas atitudes dos alunos face à inclusão de colegas com deficiência.
The present work represents a reflection around our development during our Teacher Training. This moment consists in the culmination of 5 years of academic study transported to the real practice of Physical Education teaching. This report also coincides with the conclusion of Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports’ Science and Physical Education at the University of Coimbra. This work was developed at Vilarinho do Bairro Basic School, that belongs to Anadia Grouping of Schools, with the 8th and 9th years of schooling during 2020/2021 academic year. Throughout the report, we presented a exposive part about the work carried out in the most diverse areas and moments, since: decisions, strategies, sucesses and failures, innovations, documents made, among many other fundamental aspects of teaching life as well as the reflection about the most important aspects that were exposed. In this way, this work shows our didatic-pedagogical action that we experienced from the conception, planning, realization until the final moment of balance and evaluation of all our work. Throughout the reading, we will be able to observe which values we intend to transmit and what we consider the most important as future teaching agents. The document is divided into three major chapters that represent different contexts. The first chapter consists in the characterization of the context of pedagogical practice, where we carried out a contextualization of the environment and the conditions to which we were subjected during the realization of the Internship. The second chapter consists of a Reflective Analysis of Pedagogical Practice making an analysis of four areas - teaching-learning activities, organization and school management activities, educational projects and partnerships and ethical-professional attitude. The third chapter is related to the deepening of our problem theme, which consisted of studying the impact of a Paralympic week on students' attitudes towards the inclusion of colleagues with disabilities.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97390
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_Afonso_Pereira.pdf5.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

45
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

74
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons