Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97389
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EBI C/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma F do 9º ano no ano letivo 2017/2018
Outros títulos: Final report of the Teacher Training devoloped in the 2017/2018 school year with the class F of the 9th grade from the school EBI with JI Prof. Dr. Ferrer Correia.
Autor: Basto, Maria Ângela Apolinário Areia
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Alunos; Atividade Física; Atitudes; Teacher Training; Physical Education; Students; Physical Activity; Attitudes
Data: 12-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EBI C/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma F do 9º ano no ano letivo 2017/2018
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Inserido no 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, este documento consiste no relatório final do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018. Visto este ser o último patamar da formação inicial do professor, em que somos confrontados com a realidade escolar, competia-nos transmitir todos os conhecimentos adquiridos durante a Licenciatura e o primeiro ano de Mestrado. Desta forma, o presente documento tem como objetivo apresentar, de forma mais sintetizada, todas as tarefas necessárias e realizadas durante o ano, assim como as suas respetivas reflexões. Este documento restringe-se apenas às experiências e vivências relativas à turma F do 9º ano de escolaridade da escola EBI com JI Prof. Dr. Ferrer Correia, sob a orientação do professor Edgar Ventura e, com a supervisão do Professor Miguel Fachada.Esta etapa, apesar de ter sido bastante desgastante, foi incrível, no sentido em que, face aos alunos, somos obrigados a assumir responsabilidades e tarefas referentes ao papel de docente. Ao sermos colocados nessa posição e ao acréscimo da responsabilidade exigida, senti-me como uma verdadeira professora, desta forma, foi necessário mudar a minha postura face às diversas situações, desde comportamentos de desvio à organização e realização de eventos, reuniões, atividades do desporto escolar, entre outros.Este documento encontra-se estruturado em três partes, sendo a primeira a descrição de todas as atividades realizadas e, a segunda a análise reflexiva de todas as atividades relativas à prática pedagógica. Por último será abordado o tema problema, consistindo num estudo acerca das atitudes dos alunos, da escola EBI com JI Prof. Dr. Ferrer Correia, em relação à prática de atividade física e desportiva.
Based in the study plan regarding the second semester from the second year from the Faculty of Science of Sport and Physical Education of the University of Coimbra, this document consists on the final report of the Teacher Training conducted in the 2017/2018 school year. Since this is the last step towards the initial formation of a teacher, we face school reality, in the role of a teacher, having, this way, to apply all the knowledges obtained during the College Degree and the first year’s Master’s Degree. Therefore, the present document has its main goal the presentation, in a synthetic way, of all the necessary tasks achieved throughout the school year, as well as of the reflections done related to those tasks. This document is limited only to the experiences concerning the class F of the 9th grade from the school EBI with JI Prof. Dr. Ferrer Correia, under the orientation of the teacher Edgar Ventura and the supervision of the teacher Miguel Fachada.This stage, although it was quite wearing out, it was amazing, in the sense that we were on our role of learners, and, at the same time, regarding the students, we had to assume responsabilities and tasks related to the role of a teacher. Being in that position, with all the responsability which comes with the task, I felt like a real teacher. Due to this situation, I had to change my point of view regarding multiple situations, such as misbehaviour or the organization of events, meetings, activities of the school sport club, among others.The present document is built in three different parts. The first one is the description of all the activities presented; the second one is a reflexive analysis of all the activities related to the pedagogical practices; and, finally a portrait, with evidence, of the problematic theme, consisting of a study about the students’ behaviour at the school EBI with JI Prof. Dr. Ferrer Correia, in relation to the practice of physical activity and sports practice.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97389
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg[2021]_MariaBasto.pdf2.37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

73
Visto em 16/jul/2024

Downloads

10
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons