Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97381
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz), com a turma do 9ºA, no ano letivo 2020/2021
Outros títulos: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL DR. JOAQUIM DE CARVALHO (FIGUEIRA DA FOZ), WITH THE 9TH CLASS, IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
Autor: Cravo, Isabel Catarino
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Palavras-chave: Physical Education; Pedagogical Internship; Physical Activity; Motivation; Lockdown; Educação Física; Estágio Pedagógico; Atividade Física; Motivação; Confinamento
Data: 3-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO (FIGUEIRA DA FOZ), COM A TURMA DO 9ºA, NO ANO LETIVO 2020/2021
Local de edição ou do evento: Figueira da Foz
Resumo: O documento aqui apresentado constitui o Relatório de Estágio, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico no ano letivo de 2020/2021, integrante do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC).O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, com a turma do 9ºA, tendo iniciado a 1 de setembro de 2020 e terminado fim a 31 de maio de 2021. Neste relatório são apresentados os trabalhos desenvolvidos durante a prática pedagógica, através de uma reflexão crítica das decisões tomadas e a sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Concentra as aprendizagens realizadas enquanto professora estagiária de Educação Física. Este documento está organizado em duas partes. Na primeira são abordados os assuntos relativos à prática pedagógica desenvolvida, sendo realizada a sua contextualização, uma análise reflexiva da prática pedagógica e os ajustamentos realizados face à pandemia provocada pela Covid-19.Na segunda parte é tratado o tema-problema, apresentando o respetivo enquadramento teórico, metodologia utilizada, apresentação e discussão dos resultados, e as principais conclusões retiradas tendo em conta o objetivo do estudo em causa.O estudo realizado comparou a motivação de alunos de uma turma do 9º ano de escolaridade para a participação nas aulas de Educação Física, antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19 (Janeiro a Abril de 2021). Sendo analisada a influência da maturação, da idade e da prática desportiva.
The document presented here constitutes the internship report, carried out under the Curricular Unit of Pedagogical Internship in the academic year 2020/2021, part of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra (FCDEF-UC).The Pedagogical Internship was held at the Dr. Joaquim de Carvalho Secondary School, in Figueira da Foz, with the 9th grade class, starting on September 1, 2020 and ending on May 31, 2021.In this report, the works developed during the pedagogical practice are raised, through a critical reflection of the decisions taken and their influence on the teaching-learning process. It concentrates the learning carried out as an intern teacher of Physical Education.This document is organized in two parts. The first describe the issues relating to the pedagogical practice developed, with its contextualization, a reflective analysis of the pedagogical practice and the adjustments made due to the pandemic caused by Covid-19.The second part discusses the theme-problem, applying the respective theoretical framework, methodology, presentation and discussion of the results, and the main conclusion drawn, taking into account the objective of the study in question.The study compared the motivation of students from a 9th grade class to participate in Physical Education classes, before and after the lockdown caused by the Covid-19 pandemic (January to April 2021). Being analyzed the influence of maturation, age and sports practice.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97381
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio - Isabel Cravo.pdf1.22 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

89
Visto em 30/out/2024

Downloads

88
Visto em 30/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons