Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/97269
Title: Metodologia para especificação de requisitos de linhas de montagem de motores
Other Titles: Requirements specification methodology for engine assembly lines
Authors: Magalhães, Bruno Alexandre Lopes
Orientador: Moniz, Samuel de Oliveira
Keywords: Caderno de Encargos; Indústria Automóvel; Definição de Requisitos; Specification Book; Automotive Industry; Requirements Specification
Issue Date: 20-Sep-2019
Serial title, monograph or event: Metodologia para especificação de requisitos de linhas de montagem de motores
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: A dissertação apresentada refere-se ao trabalho desenvolvido no estágio realizado na Mercedes-Benz Brasil, onde o foco principal passa pelo projeto Argélia. Este projeto visa promover a montagem independente das partes de motor enviado pela TASIAP para a SAFMMA na Argélia. A TASIAP é uma joint venture empresarial entre a Daimler AG e a Aabar, um investidor árabe e está localizada em Estugarda. Para conseguir implementar a montagem independente, foi acordado entre as duas entidades que inicialmente os motores seriam enviados em Partial Knock Down (PKD), onde 18 peças iriam desmontadas, mas enviadas na mesma embalagem que o motor, com o intuito de criar hábitos de montagem na planta de Constantine. Nesta dissertação estarão presentes os processos que foram delineados nos cadernos de encargos que ajudarão os trabalhadores a entender quais a aplicar e como estes se desenrolam, de modo a fazer com que o processo de montagem de um motor seja devidamente bem executado.Depois de várias visitas feitas por representantes da Daimler à SAFMMA em Constantine, foi possível fazer um levantamento das estruturas e materiais lá disponíveis, de modo a entender como aplicar essas mesmas estruturas e equipamentos no prédio 19 da planta de Constatine para os processos a implementar. Os pontos mais importantes que serão discutidos na dissertação são as informações gerais para processo de envio em PKD, as especificações na linha de montagem, no banco de testes, na oficina de pintura e no envio do motor.A etapa do projeto que estava associada ao estágio foi concluída, estando agora a SAFMMA a implementar todas as especificações e mudanças propostas pela Daimler AG tendo em conta o processo de PKD. No futuro, a intenção é de enviar o motor em CKD, onde as peças serão enviadas todas desmontadas e a montagem será procedida no local.
The presented dissertation refers to the work developed in the internship at Mercedes-Benz Brasil, where the focus is the Algeria project. This project aims to promote the independent assembly of the engine parts sent by TASIAP to SAFMMA in Algeria. TASIAP is a business joint venture between Daimler AG and Aabar, an Arabic investor and it is located in Stuttgart. In order to implement the independent assembly, it was agreed between the two entities that initially the engines would be shipped in Partial Knock Down (PKD), where 18 parts will be disassembled, but shipped in the same packaging as the engine, in order to create assembly habits at the Constantine plant. In this dissertation will be presented the processes that were delineated in the specification book that will help the operators to understand which ones to apply and how they unfold, so that the process of assembling an engine is properly executed.After several visits by representatives of Daimler AG to SAFMMA in Constantine, it was possible to do a survey about the structures and materials available there, in order to understand how to apply these same structures and equipment in building 19 of the Constantine plant for the processes to be implemented. The most important points that will be discussed in the dissertation are the general information for the PKD shipment process, the specifications on the assembly line, the test bench, the painting shop and the shipping of the engine. The stage of this project that was associated with the internship has been completed, and SAFMMA is now implementing all the specifications and changes proposed by Daimler AG taking into account the PKD process. In the future, the intention is to send the engine in CKD, where the parts will be shipped all disassembled and the assembly will be proceeded on the spot.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/97269
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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