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Título: Análise de Viabilidade do Transporte Público Coletivo Ferroviário na Linha do Oeste
Autor: Dinis, Hugo Filipe Calado
Orientador: Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso
Queiró, Manuel Tomás Cortez Rodrigues
Data: Jul-2015
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este trabalho pretende analisar o serviço ferroviário de passageiros na Linha do Oeste, o qual tem vindo ao longo dos últimos anos a registar acentuados decréscimos na procura de passageiros e que se revela incapaz de ser economicamente sustentável. Apesar destas dificuldades, e sendo a motivação desta Dissertação a deteção de potencialidades da zona do Oeste para a utilização deste modo de transporte, foi efetuado um estudo socioeconómico da região e foram traçados dois cenários de intervenção que considerassem essas potencialidades. Além destes cenários foi também analisado o cenário atual, tendo-se chegado à conclusão que do ponto de vista económico, não é viável a manutenção deste serviço sem alterações substanciais na sua eficiência e qualidade. O cenário atual traduz-se em procura reduzida e custos de exploração que superam largamente as receitas, contudo, investimentos na sua beneficiação incrementarão a procura de forma bastante acentuada, facto confirmado pela análise dos dois cenários acima referidos. Estes dois cenários distinguem-se essencialmente pelo nível de investimento aplicado, sendo que no cenário que implica um maior esforço financeiro, foi onde se observaram os melhores resultados económicos, com as receitas a serem superiores aos custos de exploração, apesar do investimento inicial nunca ser possível recuperar. No cenário em que o investimento foi menor, concluiu-se que, ao grande aumento de procura, não estão associados resultados económicos que ofereçam sustentabilidade ao serviço ferroviário.
This document analyzes the passenger rail service in Western Line, which has been over the past years to register sharp declines in passenger demand and that is unable to be economically sustainable. Despite these difficulties, and being the motivation of this Dissertation the detection of the potential of the West area for using this mode of transport, it was conducted a socioeconomic study of the region and were set two intervention scenarios that consider this potential. In addition to these scenarios was also analyzed the current scenario, having come to the conclusion that from an economic point of view, it is not feasible to maintain this service without substantial changes in their efficiency and quality. The current scenario translates into reduced demand and operating costs that far outweigh the revenues, however, investments in its improvement will increase the demand for quite sharply, confirmed by the analysis of the two scenarios above. These two scenarios are distinguished primarily by the applied level of investment, and in the scenario that implies a greater financial effort, was where we found the best economic results, with revenues to be higher than operation costs, despite the initial investment will never be able to recover. In the scenario in which the investment was lower, it was concluded that the large increase in demand, are not associated with economic results that provide sustainability to rail service.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97223
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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