Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97173
Título: ExoMars
Autor: Rodrigues, Armando Vitor Sousa
Orientador: Baptista, Tiago Rodrigues
Ferreira, Xavier
Palavras-chave: Software; Validação; Testes; ExoMars; Critical Software; Agência Espacial Europeia; ESA; Waterfall; black-box
Data: 1-Jul-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente documento descreve o trabalho realizado por Armando Rodrigues no âmbito do estágio do Mestrado em Engenharia Informática, realizado na empresa Critical Software S.A.. O estágio passou pela integração na equipa de validação do software de bordo (abreviadamente OBSW em Inglês) da missão espacial ExoMars promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA). O objetivo do estágio consistiu em colaborar na validação de uma parte do software de bordo do ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO). Nesse âmbito, os componentes validados no decorrer deste trabalho foram: Guidance, Navigation and Control (GNC); Antenna Pointing Mechanism (APM); Solar Array Deployment Mechanism (SADM); Thermal Regulation (TR); Entry Descendent Module (EDM). O software dos componentes anteriormente referidos foi integralmente implementado e validado pela Critical Software. Outros componentes fazem também parte do OBSW do TGO, tal como o System Management Software (SMS), no entanto esses foram desenvolvidos e validados por outra empresa que não a Critical Software. O desenvolvimento de software de um satélite é considerado “mission critical”, já que uma pequena falha eventualmente fácil de corrigir em terra, após o lançamento pode levar à perda permanente do satélite. A validação garante que o software desenvolvido cumpre todos os requisitos e o seu comportamento corresponde exatamente ao que é especificado de forma a minimizar a probabilidade do software ser lançado com defeitos. De forma a atingir os objetivos, foi necessário elaborar um estudo sobre validação de software, conceitos de engenharia aeroespacial e o funcionamento do ExoMars TGO. De seguida foram especificados, implementados e executados com sucesso vários testes, que ajudaram a descobrir alguns defeitos no software. O objetivo proposto inicialmente foi cumprido, até ultrapassado. Para além, da validação prevista inicialmente, foi ainda, desenvolvido uma biblioteca em Java para auxiliar a validação sobre o protocolo MIL-STD-1553b.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97173
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ExoMars - Armando Rodrigues.pdf2.87 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

48
Visto em 7/mai/2024

Downloads

38
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.