Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97034
Título: Ensino do género gramatical a aprendentes de PLNM: Desenvolvimento de recursos
Outros títulos: Teaching grammatical gender to learners of Portuguese as a non-native language: Developing resources
Autor: Li, Yangjie
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Santos, Isabel Maria de Almeida
Palavras-chave: Aquisição/aprendizagem de PLNM; género nominal; atribuição dos valores de género; concordância de género; material instrucional; Acquisition/learning of Portuguese as a non-native language; grammatical gender; nominal gender values assignment; gender agreement; instructional materials
Data: 30-Nov-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ensino do género gramatical a aprendentes de PLNM: Desenvolvimento de recursos
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: Não são abundantes os recursos educativos sistematicamente orientados para a aprendizagem da categoria gramatical de género em português como língua não materna (PLNM). Com o fim de contribuir para colmatar esta lacuna, este trabalho pretende, a partir de trabalhos desenvolvidos sobre essa categoria gramatical e sobre o processo da sua aprendizagem, desenvolver atividades/exercícios para os aprendentes de PLNM nos níveis de proficiência iniciante/elementar (A1/A2), intermédio (B1/B2) e avançado (C1).Para tal, começou-se por apresentar as características semânticas e formais que colocam dificuldades aos aprendentes em diferentes níveis de proficiência. Assim, começando pelo entendimento de Corbett (1991) sobre o género e considerando as descrições do sistema de género em português feitas por Ferreira (2011 e 2019), Martins (2015 e 2020), Pinto (2015) e Lacsán (2015), identificam-se as categorias de desvios mais frequentes em cada nível de proficiência. Desta forma, são desenvolvidas atividades destinadas a cada nível de proficiência com base nas dificuldades que se identificam. Essas atividades remetem para temas previstos nos referenciais de ensino de PLNM, envolvem nomes com diferentes propriedades morfológicas, associam-se de forma sistemática ao mecanismo da concordância sintática e são, fundamentalmente, de completamento e escolha múltipla. A revisão bibliográfica empreendida assegura a validade das atividades no projeto presente, que contribuirão para a aquisição/aprendizagem da categoria género em diferentes níveis de proficiência de PLNM ajudando a diminuir a escassez de recursos didáticos relativos a este tópico gramatical.
Educational resources for learning the grammatical category of gender in Portuguese as a non-native language are not abundant. In order to contribute to filling this gap, this project aims at developing activities/exercises regarding the category of grammatical gender for learners of Portuguese as a non-native language of the elementary (A1/A2), intermediate (B1/B2) and advanced (C1) proficiency levels. These activities/exercises were designed according to the results presented in the existing literature on gender and on learning grammatical gender.To this end, we start by presenting the semantic and formal characteristics that pose difficulties for learners at different levels of proficiency. Thus, starting with Corbett’s (1991) understanding of gender, and considering the descriptions of the gender system in Portuguese by Ferreira (2011 and 2019), Martins (2015 and 2020), Pinto (2015) and Lacsán (2015), the most frequent non-target categories are identified at each level of proficiency. In this way, activities aimed at each level of proficiency are based on the difficulties identified. These activities refer to topics foreseen in the Portuguese as a non-native language teaching reference framework, involving nouns with different morphological properties. These activities also systematically imply syntactic agreement and are, fundamentally, of the completion and multiple-choice types.Therefore, the literature review undergone ensures the validity of the activities/exercises in this project, that will contribute to the learning/acquisition of grammatical gender in Portuguese by non-native learners of different proficiency levels, as well as to reduce the scarcity of resources regarding this grammatical topic.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97034
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Yangjie Li_versaofinal.pdf5.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

89
Visto em 7/mai/2024

Downloads

123
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons