Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97003
Título: O recurso ao Remix Cultural através do uso de iconografia nas aulas de História
Outros títulos: The resource of Cultural Remix through the use of iconography in History Classes
Autor: Silva, Fábio André Rodrigues da
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Palavras-chave: Compreensão histórica; Evidência histórica; Memes; Remix Cultural; Significância histórica; Cultural Remix; Historical Evidence; Historical Significance; Historical Understanding; Memes
Data: 28-Set-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O recurso ao Remix Cultural através do uso de iconografia nas aulas de História
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Atualmente o ensino da História enfrenta um dilema geral que se cinge à necessidade de se conseguir conciliar a conclusão do programa curricular da disciplina com a necessidade de fomentar o interesse, proatividade e autonomia dos estudantes para a disciplina de História e a inevitabilidade de lhes proporcionar o desenvolvimento de competências vigentes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, essenciais quer nos trabalhos pedagógicos, como na sua formação enquanto futuros cidadãos ativos e críticos da sociedade que os rodeia. Desta forma, torna-se imperativo pensar e contribuir para a reformulação de práticas e materiais didáticos que permitam um contínuo e atualizado desenvolvimento da escola do século XXI. Assim, o presente estudo efetuado na Escola Básica Inês de Castro do 2.º e 3.º Ciclos de Escolaridade, em Coimbra, pretende demonstrar a importância que o Remix Cultural, através da utilização de memes, assume ao vincular cada vez mais a escola ao mundo virtual, um mundo familiar aos estudantes. Conseguir motivar e fazer com que os discentes se tornem atores ativos no processo de ensino-aprendizagem, permitir-lhes-á a construção da própria literacia visual história, passando a assumir as imagens, neste caso através de memes, como um recurso importante e auxiliador na construção do conhecimento histórico, além do mero conhecimento substantivo. Sob a forma metodológica de Estudo de Caso, a análise de dados efetuada no presente estudo, permitiu conhecer os impactos positivos da utilização do Remix Cultural em contexto escolar, na construção de conceitos meta-históricos como a Evidência Histórica, enquanto processo que permite a ligação entre o passado e a interpretação que se infere do mesmo e a Significância histórica enquanto processo de avaliação, escolha, interpretação e seleção de acontecimentos históricos como forma de compreender o passado humano.
History teaching currently faces a general dilemma which encompasses the need to be able to conciliate the conclusion of the curriculum of the subject with the need to promote interest, proactivity and autonomy of the students towards the subject of History and the inevitability of providing them the development and skills present in the Students’ Profile at the End of the Mandatory Schooling, essential either in pedagogical assignments and in their training as future critical and active citizens in the society that surrounds them. Therefore, it is of utmost importance to think and contribute to the reformulation of practices and teaching materials that allow a continuous and up-to-date development of the twenty-first century school. Thus, the current study carried out at the Basic School Inês de Castro including the second and third cycles of schooling, in Coimbra, aims at demonstrating the increasing importance that the Cultural Remix, through the use of memes, has on linking the school to the virtual world. A world which is familiar to the students. Being able to motivate and promote students as active actors in the teaching-learning process, will empower them to be capable of building their own visual historical literacy, assuming the images, in this case memes, as an important and auxiliary resource in the construction of historical knowledge, going beyond the mere substantive knowledge. As a Case Study methodology, the data analysis in the present study, allowed to know the positive impacts of the Cultural Remix in a school context on the construction of meta-historical concepts, as for example, the Historical Evidence which allows linking the past to the interpretation inferred to it and the Historical Significance as an evaluation, choice, interpretation and selection process of historical events as a way of understanding the human past.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97003
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
FabioRodrigues_versaofinal.pdf10.93 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

106
Visto em 7/mai/2024

Downloads

138
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons