Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96993
Título: A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
Outros títulos: The importance of empathy in History Teaching: A study with 11th grade High School students
Autor: Figueiredo, Ana Inês Santos
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Palavras-chave: Educação Histórica; Compreensão Histórica; Empatia Histórica; Didática; Ensino Secundário; Historical Education; Historical Understanding; Historical Empathy; Didactics; Secondary School
Data: 14-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Nos últimos anos, diversos investigadores destacam a importância da História na formação dos jovens e para os desafios que estes vão encontrar numa sociedade cada vez mais heterógena e multicultural. É neste contexto que área da Educação Histórica procura estudar quais os recursos didáticos que motivam os alunos para a disciplina e melhoram a sua compreensão histórica. Entendemos por empatia histórica a capacidade de nos colocarmos no lugar dos agentes históricos, considerando o seu contexto, crenças e valores e de que modo estes afetaram as suas posições, sem sairmos do nosso próprio lugar. A partir da questão orientadora do nosso trabalho “Qual a importância da empatia histórica no desenvolvimento do conhecimento histórico?”, procurou-se compreender de que modo esta ferramenta didática influencia o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foi realizado um estudo com uma turma do 11º ano do Ensino Secundário com o objetivo de verificar quais os níveis de empatia histórica que os alunos eram capazes de atingir e ainda de averiguar se existe alguma correlação entre os níveis de empatia histórica e a formulação de questões na primeira pessoa do singular e na terceira pessoa.Para recolher os nossos dados, recorremos a quatro atividades distintas: a redação de uma carta e de um texto de reflexão pessoal e ainda dois questionários. Nestas tarefas, os alunos tiveram que se colocar no lugar dos agentes históricos ou comentar um determinado evento ou decisão.Os resultados deste estudo, permitem-nos reforçar a ideia de que a empatia histórica é uma importante ferramenta didática, que auxilia os alunos na compreensão histórica e que apesar de nem sempre conseguirem atingir níveis de empatia sofisticados, o trabalho da empatia histórica em sala de aula traz sempre benefícios, não só ao nível cognitivo, mas também afetivo.
In recent years, several researchers highlight the importance of history in the formation of young people and the challenges they will encounter in an increasingly multicultural society. It is in this context that the area of Historical Education seeks to study which teaching resources motivate students to discipline and improve their historical understanding. We understand by historical empathy the ability to put ourselves in the place of historical agents, considering their context, beliefs and values and how they affected their positions, without leaving our own place. Based on the guiding question of our work "What is the importance of historical empathy in the development of historical knowledge?", we tried to understand how this didactic tool influences the teaching-learning process. In this sense, a study was conducted with a class of the 11th year of secondary school with the objective of verifying which levels of historical empathy students were able to achieve and also to ascertain if there is any correlation between the levels of historical empathy and the formulation of questions in the first person of the singular and in the third person.To collect our data, we use four different activities: the writing of a letter and a personal reflection text and two questionnaires. In these tasks, students had to put themselves in the place of historical agents or comment on a particular event or decision.The results of this study allow us to reinforce the idea that historical empathy is an important didactic tool, which helps students in historical understanding and that although they do not always manage to achieve sophisticated levels of empathy, the work of historical empathy in the classroom always brings benefits, not only to the cognitive level, but also affective.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96993
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AnaInêsFigueiredo_versaofinal.pdf994.21 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

206
Visto em 7/mai/2024

Downloads

217
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons