Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96992
Title: Educação Literária no 12.º ano: A Avaliação Formativa e a Mobilização de Saberes
Other Titles: Literary Education in the 12th year: formative assessment and knowledge mobilization
Authors: Pereira, Cátia Marina Salgado
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Simões, Maria João Albuquerque Figueiredo
Keywords: ensino-aprendizagem; educação literária; avaliação formativa; mobilização de saberes; consciência linguístico-literária; teaching-learning; literary education; formative assessment; knowledge mobilization; linguistic-literary awareness
Issue Date: 15-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Educação Literária no 12.º ano: A Avaliação Formativa e a Mobilização de Saberes
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio, contextualizado na Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, descreve a experiência docente e discute um estudo de caso científico-didático sobre a importância da avaliação formativa enquanto meio de construção estruturada da mobilização de saberes na Educação Literária, desenvolvido na disciplina de Português, numa turma de 12.º ano de escolaridade. Numa primeira parte, este trabalho, por um lado, caracteriza o universo em que teve lugar a prática docente e, por outro, revela a reflexão crítica desdobrada nos vários momentos da componente letiva e nas atividades de formação incluídas no percurso de formação inicial de professores. Numa segunda parte, apresenta-se o quadro de referência organizado em torno da avaliação formativa e da mobilização de saberes na Educação Literária, consubstancia-se o procedimento metodológico, bem como as aplicações didáticas nas quais foram desenhados os instrumentos de recolha de dados, e procede-se à interpretação dos resultados.A investigação proposta teve como finalidade perceber como a mobilização de saberes é potenciada na Educação Literária através da avaliação formativa. Nesse sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: i) descrever o reconhecimento da parte dos alunos de valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos; ii) compreender a fundamentação do processo interpretativo; iii) descrever o efeito da avaliação formativa no aprofundamento da mobilização de saberes. Mediante a análise dos resultados, considera-se que a mobilização de saberes, no domínio da Educação literária, poderá ser fomentada com o recurso a estratégias de avaliação formativa constituídas por rubricas relativas às competências linguísticas e literárias dos alunos, evidenciando-se o efeito do feedback do professor aos alunos.
This Internship Report, contextualized in the Supervised Pedagogical Practice of the Master's Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, describes the teaching experience and discusses a scientific-didactic case study on the importance of formative assessment as a means of structured construction of the mobilization of knowledge in Literary Education, developed in the subject of Portuguese, in a class of 12th grade. In the first part, this work, on the one hand, characterizes the universe in which the teaching practice took place and, on the other hand, reveals the critical reflection unfolded in the various moments of the teaching component and in the training activities included in the initial teacher training. The second part presents the reference framework organized around the formative evaluation and mobilization of knowledge in Literary Education, consolidates the methodological procedure, as well as the didactic applications in which the data collection instruments were designed, and interprets the results.The proposed research aimed to understand how the mobilization of knowledge is enhanced in Literary Education through formative assessment. In this sense, the following research objectives were defined: i) describe the students' recognition of cultural, ethical and aesthetic values manifested in the texts; ii) understand the rationale of the interpretative process; iii) describe the effect of formative assessment on the deepening of knowledge mobilization. Based on the analysis of the results, it is considered that the mobilization of knowledge, in the domain of Literary Education, may be fostered with the use of formative assessment strategies consisting of items related to the students' linguistic and literary skills, highlighting the effect of the teacher's feedback to the students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96992
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
CatiaPereira_versaofinal.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons