Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96983
Título: O vídeo no ensino e aprendizagem da gramática
Outros títulos: LEARNING AND TEACHING GRAMMAR THROUGH THE USE OF VIDEO
Autor: Coelho, Jaqueline Heloísa de Deus Gonçalves
Orientador: Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Carretero, Elena Gamazo
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Gramática; Método Indutivo; O Valor Pedagógico do Vídeo; Materiais de Vídeo Autênticos; Materiais Adaptados; Teaching and Learning Grammar; Inductive Approach; The Pedagogical Value of the Video; Authentic Video Materials; Adapted Materials
Data: 17-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O VÍDEO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA
Local de edição ou do evento: Escola Básica Padre António Lourenço Farinha - Agrupamento de Escolas da Sertã
Resumo: Há muito que se discute que o cerne das aulas de Língua deve ser o/a aluno/a e não o/a docente ou os materiais. O/A profissional do ensino deve poder criar e moldar os seus próprios instrumentos pedagógico-didáticos de modo, a que estes possam ir ao encontro das necessidades dos/as seus/suas discentes, e assim conseguir motivá-los e tornar as suas aprendizagens eficazes e memoráveis.O caminho a traçar deve passar por colocar nas mãos dos/as alunos/as as ferramentas necessárias para que estes/as se possam tornar cada vez mais autónomos/as e independentes no seu processo de aprendizagem, sem com isso desvalorizar o papel do/a professor/a. No que concerne à gramática esta abordagem pode ganhar outros contornos se se apostar numa abordagem dedutiva que permita que aos/às estudantes inferir sobre os conteúdos gramaticais que se lhes é apresentado ao longo dos anos. No entanto sob que linhas podemos coser os conceitos de “inferência gramatical” e “motivação”, sem com isso recorrer a métodos tradicionais de ensino? Será que o vídeo pode permitir um ensino e aprendizagem da gramática mais interessante e motivador tanto para os/as docentes como para os/as discentes?Para dar resposta a estas questões surge o presente estudo, que promete compreender e desenvolver métodos de ensino, que por um lado fomentem a aprendizagem da gramática e, que por outro, levem o audiovisual para dentro das salas de aulas. Para tal, ao longo deste documento serão investigadas as origens do vídeo no contexto escolar português e debatidos os moldes em que este recurso tecnológico pode ser usado pelos/as docentes. O objetivo final é poder motivar os/as alunos/as para a aprendizagem da gramática, sem que seja necessário anunciá-la explicitamente, mas deixando entrá-la, de forma integrada, na sala de aula.
It has long been argued that the core of language classes should be the student and not the teacher or the materials. The teaching professional must be able to create and shape their own pedagogical-didactic instruments so that they can meet the needs of his/her students, motivate them and make their learning effective and memorable.In order to make this possible, students must be given the necessary tools so that they can become increasingly autonomous and independent in their learning process, without devaluing the role of the teacher. When it comes to grammar this approach means promoting a deductive learning as a mean to allow students to infer the grammatical structures, which are presented to them over their academic years. Having said this, how can we relate the concepts of ‘grammatical inferencing’ and ‘motivation’, without resorting to traditional teaching methods? Could the video allow a more interesting and motivating teaching and learning of grammar for both teachers and students?As to answer these questions, the following research promises to understand and develop teaching strategies that, on one hand, encourages the grammar learning and, on the other, brings the audiovisual into the classroom. Throughout this study, I will research the origins of the video in the Portuguese school context and will also discuss the ways in which this technological resource can be used by teachers. The goal is to motivate students to learn grammar, almost without noticing its presence in the classroom.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96983
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
JaquelineCoelho_versaofinal.pdf3.08 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

93
Visto em 16/jul/2024

Downloads

12
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons